Como organizar uma SIPAT

Tempo de leitura: 8 minutos

Como organizar uma SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento significativo para o segmento de Saúde e Segurança do Trabalho na empresa e, por essa razão, deve ser tratado com a importância devida.

No entanto, para que ocorra de forma a alcançar seus objetivos, deve ser muito bem organizada. Isso se faz a partir de um planejamento realista que considera as características e as condições da empresa.

Existem algumas medidas de planejamento e organização que são aplicáveis a qualquer evento.

Outras, por sua vez, são bem específicas para a temática Saúde e Segurança do Trabalho. Quaisquer que sejam, porém, deverão ser conduzidas com dedicação e esmero pelos responsáveis, com uma postura profissional, para que tudo conduza a uma experiência de sucesso.

Veja, a seguir, como organizar a SIPAT em sua empresa.

1. Saia do amadorismo e organize uma ótima SIPAT

Você não precisa contratar uma empresa para conseguir organizar a SIPAT de sua empresa. Alguns serviços até podem ser terceirizados ou mesmo todos, se houver recursos e interesse para tal.

Mas você mesmo pode planejar e conduzir a sua SIPAT como uma experiência de sucesso.

A principal condição para isso é que a empresa queira fazê-lo (você tem responsabilidade em convencê-la disso).

Você deverá adotar uma posição estritamente profissional. Isso significa planejamento responsável, quer dizer, sair da mesmice e organizar a SIPAT como um evento especial, com pessoas imbuídas de suas responsabilidades, que planejam bem e executam com presteza e eficiência o que planejaram.

Antes de qualquer coisa, faça uma lista dos colegas com os quais você poderá contar de verdade.

Em seguida, converse com eles. Mostre suas ideias e sua vontade de fazer uma SIPAT muito bem organizada e, quem sabe, seja a referência para a empresa.

Deixe claro para eles a importância da participação deles e que você conta com isso para esse projeto na empresa.

Peça a opinião deles, ouça suas ideias e parta para a organização da sipat.

2. Constitua a equipe organizadora do evento

Deve ser constituída uma equipe responsável para o planejamento e a organização da SIPAT. Nessa equipe devem estar presentes os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Na verdade, a Norma Regulamentadora Nº 5 – (NR-5): Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) determina como uma das atribuições da CIPA promover anualmente a SIPAT, em conjunto com o SESMT, onde houver.

Juntamente com sua constituição, a equipe organizadora deverá providenciar um membro coordenador para a condução de seus trabalhos.

Ele fará a coisa toda acontecer, portanto, deve ter características de liderança e, seria muito bom, também uma certa ascendência natural sobre a equipe.

Constitua subgrupos dentro da equipe, de modo que as responsabilidades sejam divididas por todos.

Estes podem ser constituídos por apenas uma, ou mais pessoas. Dependerá das tarefas programadas.

Todas as atividades dessa equipe serão atividades da CIPA e, como tais, deverão ser registradas em ata para sua formalização. Não se esqueça desse detalhe.

3. Promova reuniões periódicas da equipe organizadora

A primeira reunião deve ser para o planejamento geral da SIPAT, elaboração de um cronograma de trabalho e divisão dos subgrupos, identificando as tarefas de cada subgrupo.

As ações da primeira reunião podem ser assim resumidas:

  • Consolidar a equipe organizadora
  • Definir o coordenador da equipe
  • Definir o tema da SIPAT (diretamente ou por concurso prévio)
  • Dividir a equipe em subgrupos (3 ou 4)
  • Relacionar as principais tarefas e distribuí-las pelos subgrupos
  • Elaborar um cronograma de trabalho da equipe
  • Destacar as ações que dependerão de aprovação da empresa
  • Definir e incluir as datas das próximas reuniões no cronograma

As demais reuniões serão para acompanhamento dos resultados obtidos. Nessa fase o papel do coordenador é essencial.

É ele quem deverá cobrar de cada subgrupo os resultados alcançados desde a primeira reunião, assim como controlar o andamento do cronograma antes estabelecido.

Se houver ausência de um outro membro da equipe, o coordenador deverá procurá-lo e corrigir as possíveis falhas ocorridas. Se ele não puder continuar, substitua-o logo. Não há tempo hábil para tergiversação (enrolação).

Click na imagem abaixo para o download do cronograma da organização da sipat:

organização-da-sipat
Clique na imagem acima para baixar o modelo do cronograma de trabalho

4. Eleja o tema central para a SIPAT do ano

A equipe organizadora elegerá o tema em torno do qual será organizada a SIPAT do ano em questão. Esse tema central deverá estar, se possível, nas faixas e banners.

Para essa tarefa, podem ser considerados dois caminhos facilitadores: escolher, dentre as dezenas (centenas?) de temas disponíveis em páginas de sites de Segurança do Trabalho, ou promover, com a antecedência devida, um concurso entre os funcionários para eleger o melhor tema.

Neste último caso, consiga brindes para premiar os melhores temas apresentados. Sempre haverá maior participação quando se fizer uso de premiação.

Em uma terceira via, que consideramos a melhor, a equipe elege o tema e organiza um concurso para ser criada uma frase referente ao tema.

Uma vez eleito o tema da SIPAT do ano em pauta, ele será a referência apresentada aos palestrantes. Estes, por sua vez, farão referência ao tema na condução de suas respectivas apresentações.

Faça o dowload do modelo para escolha do tema clicando na imagem abaixo:

Clique na imagem acima para baixar o modelo de escolha da frase para sipat

5. Defina o local onde serão apresentados os trabalhos

Ainda dentre as primeiras iniciativas da equipe organizadora está a definição do local onde se dará a abertura, as palestras e o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Considere, para essa escolha, todos os aspectos pertinentes à realização de um evento:

  • Fácil acesso;
  • Assentos suficientes;
  • Bebedouros disponíveis;
  • Banheiros adequados disponíveis;
  • Serviços de água e café;
  • Condições adequadas de aeração e ventilação;
  • Condições adequadas de iluminação;
  • Local para expor brindes para sorteio;
  • Espaço para possíveis patrocinadores;
  • Instalações adequadas para as apresentações (microfone, caixas de som, data show, notebook, tela etc.).

Uma vez definido o local, visite-o e faça uma vistoria geral e detalhada para confirmar a real disponibilidade dos recursos necessários.

Cheque portas e janelas, torneiras, interruptores, tomadas, lâmpadas, condições dos banheiros etc.

Após essa vistoria, relacione os possíveis reparos ou adequações necessárias e o material que deverá ser trazido no dia ou na véspera da abertura (copos descartáveis, toalhas de papel, papel higiênico, sabonete líquido etc.).

Faça uma lista e leve para a próxima reunião da equipe organizadora.

6. Defina os temas das palestras

Em função do tema eleito para a SIPAT do ano, algumas palestras poderão estar voltadas para ele. Outras, costumam ter cadeira cativa, como a AIDS.

Mas, atenção: não existe obrigatoriedade de qualquer tema para a SIPAT. A legislação determina que seja feita uma apresentação pelo menos uma vez durante o ano.

O ideal é, com a antecedência devida, pesquisar junto aos funcionários os temas que gostariam de assistir. Assim, já se parte de uma base de interesse e participação bem maior.

Definidas as palestras, é hora de contatar os palestrantes. Muitas vezes, a organização se dá no sentido inverso: convida-se um palestrante que tem sido bem recebido em outros eventos e pede-se que ele indique o nome da palestra o mais próximo do tema eleito para o ano em questão.

Para encontrar bons palestrantes para SIPAT consulte os membros do SESMT, resgate experiências positivas anteriores, converse com colegas que atuam em outras empresas, converse com o pessoal de Recursos Humanos de sua empresa. Você, com certeza, receberá boas indicações.

Alguns profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho não se furtam a um convite para apresentação de uma palestra sobre trabalhos que eles mesmos, muitas vezes conduzem.

Do mesmo modo, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, assim como a Polícia Rodoviária (federal ou estadual), também costumam atender gentilmente quando convidados com a antecedência devida.

Confira a continuação em como organizar uma SIPAT – Parte II

Clique aqui e veja: O que é SIPAT

Clique aqui e veja: Como é feito o dimensionamento do SESMT

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *