Tempo de leitura: 5 minutos
Como conscientizar o trabalhador a utilizar o EPI? Você provavelmente já ouviu a frase: “Eu faço esse trabalho há tantos anos e nunca me machuquei, por que tenho que usar esses equipamentos agora? ”
O que você faz quando um trabalhador se recusa a usar os Equipamentos de Proteção Individual ou só usa quando quer?
Quais são suas obrigações como empregador ou profissional de SST para evitar que os trabalhadores se machuquem?
É disso que vou falar neste artigo, além de mostrar como você profissional da área de Segurança e Saúde no Trabalho pode conscientizar o trabalhador a zelar pela própria segurança.
Como conscientizar o trabalhador a utilizar o EPI
Se um trabalhador se recusar a usar EPIs ou precisar por vezes ser lembrado, pode ser o momento de tomar alguma medida com relação a esse funcionário.
Se o empregador informa ou fornece um aviso por escrito ao trabalhador para o uso do EPI, este aviso não pode ser ignorado e o colaborador não têm o direito de recusar essa ordem de proteção.
O equipamento de proteção individual (EPI) é considerado indispensável quando se trata de proteger os trabalhadores contra lesões e doenças no local de trabalho.
As empresas têm por obrigação implementar medidas de segurança para proteger os funcionários. No caso dessas medidas falharem ou não puderem ser implementadas, o EPI está presente para evitar acidentes quando surgem riscos.
Foi para isso que a NR 6 foi criada: para garantir o direito à saúde e segurança dos trabalhadores no local de trabalho. Ela fornece as orientações necessárias para o uso adequado dos EPIs e as responsabilidades da empresa em relação a cada um dos colaboradores.
Desenvolver um programa de equipamento de proteção individual (EPI)
Um programa de EPI deve descrever os perigos presentes e os equipamentos de proteção mais apropriados para a execução de cada serviço. Além de explicar como selecionar e garantir o ajuste adequado para cada equipamento e realizar inspeção e manutenção de todos os EPIs.
É de extrema importância treinar os trabalhadores quanto ao uso adequado e as vantagens de segurança fornecidos pelos equipamentos de proteção.
Certifique-se de colocar sinalização alertando os trabalhadores sobre os equipamentos de proteção que devem ser usados em diferentes áreas do local de trabalho e de acordo com o serviço a ser executado.
Fornecer treinamento
Os trabalhadores devem ser capazes de inspecionar adequadamente os EPIs antes de cada uso, para determinar se estão danificados e precisam ser substituídos ou reparados. Eles também devem aprender sobre a maneira correta de usar, manter e cuidar de cada equipamento de proteção individual.
O EPI deve ser confortável e adequado para que não interfira na capacidade do trabalhador de realizar os serviços ou desempenhar suas funções com segurança.
Os profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho devem inspecionar rotineiramente o local de trabalho para garantir que os colaboradores usem o EPI adequado.
Por que os trabalhadores não estão usando os EPIs?
Talvez os funcionários estejam se recusando a usar os uniformes de trabalho, deixando os óculos de segurança em seus armários, ou recebendo advertências por não usarem os equipamentos de segurança.
Muitas vezes, por desconhecer os riscos de não usar o equipamento de proteção individual (EPI), esses funcionários estão colocando a si mesmos e aos outros em risco, por não se protegerem adequadamente.
A questão é: por que esses trabalhadores não estão usando os EPIs que empresa fornece? E a quais perigos eles estão expostos como resultado dessas ações?
Compreendendo exatamente o por que disso está acontecendo, os empregadores podem lidar de maneira mais objetiva e eficaz, criando um ambiente de trabalho mais seguro para todos.
Certifique-se de que os funcionários saibam que o EPI não elimina um risco. Se o equipamento falhar, eles estarão expostos a perigos.
Dicas para incentivar o uso de EPIs
Os empregadores são obrigados a adquirir e fornecer aos trabalhadores todos os EPIs necessários, além de serem os responsáveis por exigir seu uso quando preciso.
Para garantir a proteção dos trabalhadores, aqui estão algumas dicas para o uso adequado do EPI:
- Estabelecer e aplicar de forma consistente uma política que exija o uso de EPIs no local de trabalho. Certifique-se de que todos os funcionários estejam cientes das regras e das consequências do não cumprimento delas – além do potencial risco de lesões e doença.
- Fale sobre EPI no DDS e exponha os perigos da falta dos equipamentos de proteção.
- Ouças as reclamações dos funcionários sobres os EPI’s e questione os motivos.
- Forneça estatísticas e descrições de acidentes ocorridos em locais de trabalho semelhantes, causados pela falta de uso de EPI por parte dos trabalhadores.
- Faça com que os funcionários entendam a necessidade do uso de EPIs e reconheçam o controle que eles têm sobre sua própria segurança;
Também é uma boa ideia usar cartazes ou adesivos no local de trabalho, lembrando aos trabalhadores que usar o EPI é obrigatório e não opcional.
Espero que este artigo tenha ajudado você a entender como pode conscientizar os trabalhadores a utilizarem o EPI ao realizar suas funções.
Se Gostou do artigo de hoje Como conscientizar o trabalhador a utilizar o EPI, Compartilha esse artigo com os seus colegas de profissão e Não deixe de ler os artigos abaixo que são igualmente importantes: