Tempo de leitura: 3 minutos
Você sabia que agora o registro para funcionários ficou mais fácil? Hoje vou explicar o que é o E-social e como ele pode beneficiar a sua empresa e os seus colaboradores.
Não dá para negar, a burocracia é um dos grandes desafios para quem deseja empreender, seja abrindo a sua própria empresa ou atuando como um trabalhador autônomo. A prestação de informações é tão extensa e o preenchimento de guias tão complexo que qualquer um pode se perder.
Para piorar, o Governo Federal não é conhecido por ser muito paciente quando um empresário demora, se esquece de enviar algum documento ou se confunde na hora de preencher uma guia. Muitas vezes o erro é punido com multas.
Depois de muito se discutir, chegou-se a conclusão de que o modelo antigo de cadastro e envio de informações estava ultrapassado. Foi então que surgiu o E-social, uma maneira muito mais prática de cadastrar e formalizar os colaboradores de uma empresa.
Veja como funciona.
O que é o E-social?
É uma maneira de coletar, organizar e registrar os dados dos colaboradores da sua empresa. Esses dados serão enviados e guardados em um sistema único de informações desenvolvido pelo Governo Federal.
A grande utilidade do E-social é diminuir o os custos e a burocracia, sobretudo fiscal, que o empresário precisava lidar com o sistema de cadastramento antigo. Se antes o contratante precisava preencher uma guia para cada uma das obrigações fiscais, hoje ele poderá preencher a maioria delas em apenas uma plataforma online.
Como funciona o E-social?
Utilizando a plataforma online, os empregadores comunicarão periodicamente ao Governo Federal 15 obrigações, todas unificadas em um único preenchimento simplificado.
São elas:
GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social);
CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados);
RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
LRE (Livro de Registro de Empregados);
CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
CD (Comunicação de Dispensa);
CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais);
QHT (Quadro de Horário de Trabalho);
MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais);
Folha de pagamento
GRF (Guia de Recolhimento do FGTS);
GPS (Guia da Previdência Social).
Cronograma de Implantação do E-Social Para 2018
Vídeo
Quais são as vantagens do E-social?
A principal vantagem da plataforma está na diminuição da burocracia. O que acarreta na melhora direta da produtividade da equipe contábil da empresa.
Além de tudo, com a simplificação do serviço, os erros são diminuídos. A padronização também ajuda na hora de tirar dúvidas ou encontrar um problema.
Sem mencionar que com o novo modelo o empregador poderá atualizar as informações da sua empresa em tempo real. Eliminando completamente os riscos de que as informações se percam. Afastando de vez o medo de estar em falta com o Governo de algum modo.
Tudo é feito pela internet e a atualização é imediata.
Ficou com dúvidas? Entre em contato.
Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar as publicações, estou sempre trazendo novidades sobre o mercado e segurança do trabalho. Até a próxima!!