Tempo de leitura: 4 minutos
Dimensionamento da CIPA
Como fazer o dimensionamento da CIPA, vejo que ainda existem muitas pessoas com dúvidas concernente a este assunto, por isso decide tratar o artigo de hoje sobre esse tema.
A CIPA é, mais especificamente, a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Sendo responsável, também, por qualquer doença que possa ser relacionada ao trabalho e atividade exercida por um trabalhador.
A CIPA busca, então, promover o desenvolvimento e bem-estar físico e psicológico dos funcionários, preservando suas vidas e seu desenvolvimento.
Esta comissão é composta por diversos representantes de empregados e empregadores.
Assim, seguem o dimensionamento da CIPA estabelecido, com advertências e alterações que respeitam os atos normativos para os setores econômicos que estas se direcionam.
Se você possui dúvidas sobre como funciona e como fazer o dimensionamento da CIPA, fique atento(a) às informações e orientações apresentadas neste artigo para que não reste dúvidas sobre o assunto.
Atividades da CIPA
A principal atividade da Comissão Interna de Prevenção de acidentes é, como o próprio nome já diz, um órgão necessário que atua na prevenção de acidentes e doenças psicológica na instituição/Ambiente de Trabalho.
Estas ações auxiliam o SESMT, um serviço especializado em engenharia da segurança e medicina do trabalho.
O SESMT é, geralmente, composto por e consta com diversos profissionais e especialistas em segurança do trabalho, e a CIPA é uma comissão criada por empregados que não são especialistas na prevenção de acidentes.
A CIPA tem a missão de relatar todas as informações e riscos nos ambientes de trabalho. Esta solicita medidas e procuram reduzir ou eliminar quaisquer todas as situações que podem levar a ocorrer algum acidente.
No caso de acontecimentos e acidentes passados, o CIPA realiza uma discussão para evitar acidentes semelhantes, para que seja feita uma orientação aos trabalhadores.
Como Fazer o Dimensionamento da CIPA? (Passo à passo)
Para realizar o dimensionamento da CIPA é necessário seguir apenas os passos e orientações que serão apresentados. Seguindo o modelo apresentado será mais prático e fácil entender como este funciona.
Para o dimensionamento da CIPA serão necessários ter, inicialmente, os seguintes dados:
A CIPA é baseada na Norma Regulamentadora de nº 5, e esta informação dará respaldo para quem está realizando este dimensionamento. Em caso de dúvidas maiores basta procurar esta NR.
- Dados da empresa: Os dados necessários da companhia são básicos e fáceis de identificar. Neste caso é preciso saber, apenas, o seu ramo de atuação. Então, uma forma de saber definitivamente qual a atividade da empresa é descobrindo, inicialmente, o seu CNAE.
Este número se encontra no próprio cartão do CNPJ, como mostrado a seguir:
Para exemplificar melhor toda a situação, todas as informações necessárias serão respondidas com um exemplo.
- Exemplo: Pesquisa.
- Exemplo: 150 funcionários
- Exemplo: Grupo de CIPA: C-32 (Este é preciso ser buscado na própria Norma regulamentadora nº 5. Fique atento(a) às orientações para descobrir em qual grupo a atividade se encontra).
No quadro 1 (um) do dimensionamento na NR 5, você identificará o número de funcionários na coluna horizontal. Como o mostrado a seguir:
Depois, no quadro 3, identifique a área de atuação da instituição nas colunas verticais. Fazendo isso você encontrará a identificação do grupo. Neste caso será o C-32.
- O segundo passo ocorre após fazer este primeiro dimensionamento da CIPA. No quadro dois você encontrará exatamente a atividade da empresa, seguida do grupo que foi encontrado.
Neste caso o dimensionamento da CIPA estará praticamente completo, já que já saberemos à enumeração dos tipos de acidentes ou agentes nocivos que os funcionários poderão estar expostos.
- Voltando ao quadro 1, o dimensionamento da CIPA deverá ser concluído pelo empregador. Este deverá realizar um cruzamento das informações: Número de funcionários e grupo da atividade.
Empresa com várias unidades
Cada um dos estabelecimentos existentes possui sua própria Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Pois, segundo a NR 5, o dimensionamento da CIPA deve ser feito por cada estabelecimento ou unidades da empresa.
- Mais de um CNAE?
No caso de a empresa possuir mais de um CNAE, esta precisa dimensionar a CIPA de acordo com o grau de risco principal. Mas, dependendo da quantidade de funcionários na unidade secundária, é necessário dimensionar na que possui mais de 50% de empregados.
Espero que tenha gostado das informações presentes neste artigo, não deixe de nos acompanhar para saber não perder nada. Até a próxima!
Você também poderá gostar dos artigos abaixo:
Link permanente
Olá, Montei uma tabela para fazer o dimensionamento.
É só informar o nº de empregados e o cnae.
Faz inclusive o acréscimo acima de 10.000 para grupos de 2.500 https://drive.google.com/open?id=1tTnBPEXhTan5AXAXQTLfeHEis_GjVXpo
Espero que ajude. qualquer problema posso ajustar a tabela.
Link permanente
Oi Hugo muito bom, uma ajuda ai para galera, muito obrigada!