Como fazer o dimensionamento da CIPA

Tempo de leitura: 4 minutos

Dimensionamento da CIPA

Como fazer o dimensionamento da CIPA, vejo que ainda existem muitas pessoas com dúvidas concernente a este assunto, por isso decide tratar o artigo de hoje sobre esse tema.

A CIPA é, mais especificamente, a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Sendo responsável, também, por qualquer doença que possa ser relacionada ao trabalho e atividade exercida por um trabalhador.

A CIPA busca, então, promover o desenvolvimento e bem-estar físico e psicológico dos funcionários, preservando suas vidas e seu desenvolvimento.

Esta comissão é composta por diversos representantes de empregados e empregadores.

Assim, seguem o dimensionamento da CIPA estabelecido, com advertências e alterações que respeitam os atos normativos para os setores econômicos que estas se direcionam.

Se você possui dúvidas sobre como funciona e como fazer o dimensionamento da CIPA, fique atento(a) às informações e orientações apresentadas neste artigo para que não reste dúvidas sobre o assunto.

Atividades da CIPA

A principal atividade da Comissão Interna de Prevenção de acidentes é, como o próprio nome já diz, um órgão necessário que atua na prevenção de acidentes e doenças psicológica na instituição/Ambiente de Trabalho.

Estas ações auxiliam o SESMT, um serviço especializado em engenharia da segurança e medicina do trabalho.

O SESMT é, geralmente, composto por e consta com diversos profissionais e especialistas em segurança do trabalho, e a CIPA é uma comissão criada por empregados que não são especialistas na prevenção de acidentes.

A CIPA tem a missão de relatar todas as informações e riscos nos ambientes de trabalho. Esta solicita medidas e procuram reduzir ou eliminar quaisquer todas as situações que podem levar a ocorrer algum acidente.

No caso de acontecimentos e acidentes passados, o CIPA realiza uma discussão para evitar acidentes semelhantes, para que seja feita uma orientação aos trabalhadores.

Como Fazer o Dimensionamento da CIPA? (Passo à passo)

Para realizar o dimensionamento da CIPA é necessário seguir apenas os passos e orientações que serão apresentados. Seguindo o modelo apresentado será mais prático e fácil entender como este funciona.

Para o dimensionamento da CIPA serão necessários ter, inicialmente, os seguintes dados:

A CIPA é baseada na Norma Regulamentadora de nº 5, e esta informação dará respaldo para quem está realizando este dimensionamento. Em caso de dúvidas maiores basta procurar esta NR.

  1. Dados da empresa: Os dados necessários da companhia são básicos e fáceis de identificar. Neste caso é preciso saber, apenas, o seu ramo de atuação. Então, uma forma de saber definitivamente qual a atividade da empresa é descobrindo, inicialmente, o seu CNAE.

Este número se encontra no próprio cartão do CNPJ, como mostrado a seguir:

Cartão do CNPJ
Cartão do CNPJ

Para exemplificar melhor toda a situação, todas as informações necessárias serão respondidas com um exemplo.

  • Exemplo: Pesquisa.
  • Exemplo: 150 funcionários
  • Exemplo: Grupo de CIPA: C-32 (Este é preciso ser buscado na própria Norma regulamentadora nº 5. Fique atento(a) às orientações para descobrir em qual grupo a atividade se encontra).

No quadro 1 (um) do dimensionamento na NR 5, você identificará o número de funcionários na coluna horizontal. Como o mostrado a seguir:

Como fazer o dimensionamento da CIPA
Quadro 1 da NR 5

Depois, no quadro 3, identifique a área de atuação da instituição nas colunas verticais. Fazendo isso você encontrará a identificação do grupo. Neste caso será o C-32.

Dimensionamento da CIPA
Quadro 3 da NR 5
  1. O segundo passo ocorre após fazer este primeiro dimensionamento da CIPA. No quadro dois você encontrará exatamente a atividade da empresa, seguida do grupo que foi encontrado.

Neste caso o dimensionamento da CIPA estará praticamente completo, já que já saberemos à enumeração dos tipos de acidentes ou agentes nocivos que os funcionários poderão estar expostos.

Dimensionar a CIPA
Quadro 2
  1. Voltando ao quadro 1, o dimensionamento da CIPA deverá ser concluído pelo empregador. Este deverá realizar um cruzamento das informações: Número de funcionários e grupo da atividade.

Cipa

Como fazer o Dimensionamento da CIPA

Empresa com várias unidades

Cada um dos estabelecimentos existentes possui sua própria Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Pois, segundo a NR 5, o dimensionamento da CIPA deve ser feito por cada estabelecimento ou unidades da empresa.

  • Mais de um CNAE?

No caso de a empresa possuir mais de um CNAE, esta precisa dimensionar a CIPA de acordo com o grau de risco principal. Mas, dependendo da quantidade de funcionários na unidade secundária, é necessário dimensionar na que possui mais de 50% de empregados.

Espero que tenha gostado das informações presentes neste artigo, não deixe de nos acompanhar para saber não perder nada. Até a próxima!

Você também poderá gostar dos artigos abaixo:

Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *