Como organizar uma SIPAT – parte II

Tempo de leitura: 9 minutos

Continuando com o artigo como organizar uma SIPAT.

7. Escolha um bom apresentador para a SIPAT

Para conduzir os trabalhos de apresentação da SIPAT evite que o apresentador seja um Técnico em Segurança do Trabalho da empresa, um Gerente, Supervisor ou Encarregado de qualquer setor. A relação não deve ser de ascendência hierárquica sobre os participantes.

Para essa função deve ser escolhida uma pessoa alegre e comunicativa (nesse caso, não importa se essa pessoa tiver um cargo de chefia).

Quando houver condições e interesse, pode-se terceirizar essa atividade contratando um profissional.

Combine, antes, com o apresentador, como serão conduzidos os trabalhos: a abertura, a ordem das atividades, os temas das palestras, as premiações etc.

As apresentações bem conduzidas, com palestras interessantes, com sorteio de brindes para os participantes mobilizam os funcionários e aumentam a participação voluntária. Além disso, deixam uma marca positiva para os próximos anos.

Procure fazer da SIPAT uma oportunidade de momentos bons para os funcionários. Passe essa mensagem para o apresentador para que ele crie situações de satisfação para os funcionários que estiverem participando, de modo que aqueles que não foram se sintam atraídos a ir pelos comentários dos demais.

8. Defina os custos envolvidos e sensibilize a direção

A equipe organizadora deverá identificar junto à direção da empresa, os recursos materiais e financeiros que estarão disponíveis e poderão ser utilizados para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do ano em questão.

Para isso, deverá adotar uma estratégia de sensibilização da direção da empresa para a importância da SIPAT, procurando demonstrar os resultados que podem ser obtidos, além do cumprimento das exigências da legislação aplicável. Mais uma vez, use sua criatividade.

Vá para essa reunião com a direção da empresa (ou com seus prepostos) munido de todas as informações referentes à organização e aos aspectos do planejamento que demandam recursos para sua adequada realização.

Após receber da empresa a definição de quanto poderá ser disponibilizado para a SIPAT, verifique se há necessidade de alguma complementação.

O montante financeiro destinado à SIPAT poderá ser utilizado naqueles itens que, necessariamente, deverão ser adquiridos (comprados).

Todas as despesas realizadas com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho deverão ser adequadamente registradas com os respectivos recibos e notas fiscais.

9. Procure obter doações, brindes e patrocínios

Definidos os custos envolvidos e os respectivos recursos disponíveis, relacione os itens que poderiam ser obtidos com doações, patrocínios e brindes, para que se consiga uma maximização dos recursos disponíveis.

A estratégia principal é enviar convites formais aos fornecedores habituais da empresa. A esses convidados será oferecido um espaço para exposição de seus produtos ou serviços e solicitado patrocínio para a SIPAT.

Esse patrocínio poderá ser consolidado na forma de recursos financeiros específicos, material de suporte para o evento ou brindes que constituirão os prêmios que serão doados aos participantes (sorteados, vencedores de gincanas etc.).

Informe-se com o setor de compras de sua empresa, pois eles sempre podem indicar um ou outro comerciante ou fornecedor mais acessível para esse fim.

Em determinados casos, o comércio local participa com doações de brindes para sorteios. Veja se esta possibilidade se aplica ao seu caso.

Uma maneira simples de fazer a exposição dos patrocinadores é colocar o LOGO na camisa da sipat, veja o exemplo abaixo e faça o download do arquivo clicando na imagem:

Clique na imagem acima para fazer o download do modelo de camiseta

10. Dedique-se a uma boa comunicação

Para uma SIPAT de sucesso, é imprescindível uma boa comunicação com os funcionários, com a direção da empresa, com patrocinadores e fornecedores, enfim, com todos que de alguma maneira sejam envolvidos em sua realização.

Considere as seguintes iniciativas:

  • Confecção de faixas, banners e cartazes;
  • Remessa de e-mails;
  • Envio de convites aos fornecedores;
  • Artigos no jornal de segurança do trabalho (se não houver, crie um);
  • Nota nos holerites;
  • Apontamentos nos Diálogos Diários de Segurança (DDS).

Confeccione, pelo menos, dois banners ou faixas, dependendo do espaço e dos recursos disponíveis.

Coloque um no local dos eventos e outro em uma área mais externa, para visualização de todos os funcionários.

Esses dois banners ou faixas (faixas são melhores para essa finalidade) deverão chamar a atenção à distância. Deverão indicar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e o período em que ocorrerá. Havendo espaço, coloque também o tema do ano em questão.

Confeccione também diversos cartazes e distribua-os estrategicamente pela empresa. Use sua criatividade nesse trabalho, mas solicite ideias para a equipe organizadora, colegas, amigos criativos etc.

Os cartazes devem ser elaborados para anunciar: a programação da SIPAT, as datas, os locais, a gincana, os prêmios oferecidos etc.

Click na imagem para fazer o download da programação

Para fazer o download da programação da sipat, clique na imagem acima

11. Promova gincanas

As gincanas na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho constituem uma excelente atividade interativa para os funcionários da empresa evitando tornar-se um evento rotineiro, por simples exigência da legislação trabalhista.

Mais do que uma simples saída da mesmice tradicional, você pode observar a realização de gincanas na SIPAT com inúmeras possibilidades:

  • Aproximação de setores diversos da empresa;
  • Integração dos funcionários;
  • Melhoria na comunicação institucional;
  • Reforço em campanhas internas;
  • Estímulo ao trabalho em equipe;
  • Transposição de barreiras hierárquicas.

Faça uma boa explanação prévia sobre as regras da gincana que for adotada. Anuncie os prêmios previstos para os vencedores. Coloque toda a equipe organizadora dedicada ao sucesso da gincana.

Alguns tipos de gincanas que costumam acertar no alvo:

  • Arrecadação de alimentos ou agasalhos;
  • Paródias musicais;
  • Doação de sangue;
  • Utilização de EPI;
  • Apresentação da Carteira de Trabalho mais antiga da empresa;
  • Melhor foto sobre segurança na empresa;

Clique aqui para baixar exemplos de tarefas de gincanas.

Clique para fazer o download do jogo labirinto sipat.

12. Promova sessões de ginástica laboral

Ginastica laboral

A ginástica laboral, essencialmente, é um conjunto de alongamentos e exercícios físicos realizados em pequenos intervalos do trabalho, com o objetivo de realizar movimentos compensatórios ou usualmente não realizados no dia a dia do trabalho, assim como relaxar determinados movimentos ou posições repetitivas.

Além disso, induz a uma sensação de relaxamento e descontração muito benéfica para os funcionários.

Finalmente, a ginástica laboral faz com que os funcionários menos ativos nas suas funções se afastem da condição de sedentários.

Inclua sessões diárias, pela manhã e pela tarde durante a SIPAT.

Para grande parte das empresas a ginástica laboral ainda é novidade. Embora conhecida, não é implantada em muitas delas, quase sempre por falta de iniciativa ou de oportunidade.

A Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho é uma grande oportunidade para isso.

Se a sua empresa ainda não adotou a ginástica laboral, promova sessões na SIPAT e, posteriormente, encaminhe como sugestão da CIPA para a direção da empresa no relatório final da Semana.

13. Promova peças teatrais com temas pertinentes

Com duração média de 45 minutos, as peças teatrais para SIPAT conduzidas por equipes profissionais de teatro são muito interessantes como componentes da Semana. São muito bem-vindas pelos participantes da semana.

Existem peças conduzidas por um único ator até aquelas compostas por uma verdadeira trupe de artistas.

O mercado hoje oferece muitas alternativas com temáticas diversas voltadas para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Faça contato com alguns grupos e peça um orçamento. Considere, seriamente, conseguir uma ou duas apresentações, pelo menos, se os recursos não forem suficientes para mais.

Você verá que vale a pena.

Promova teatro para sipat

14. Promova um show de calouros

Havendo espaço, um   entre os funcionários também é muito bem recebido. Você pode utilizar uma estrutura de karaokê bem simples para o acompanhamento instrumental.

Organize tudo de forma bem profissional, embora simples, e com certeza fará muito sucesso. Todos se divertem muito. Atividades musicais conferem uma dinâmica diferenciada à SIPAT.

Constitua um grupo de jurados com os colegas que tenham afinidade com música.

Defina prêmios para o primeiro classificado. Faça a entrega do prêmio no encerramento da Semana.

15. Organize o encerramento com premiação e brindes

É importante que o corpo gerencial da empresa esteja presente no encerramento da SIPAT. Dá destaque à importância do evento.

Prepare um rápido balanço geral da Semana, resumindo todas as atividades realizadas resultados obtidos, número de participantes etc.

Se dispuser de um telão e um Datashow (o mesmo utilizado nas palestras), faça uma apresentação de imagens obtidas ao longo da Semana.

Lembre-se de definir antes um responsável pelas fotos e pela montagem para apresentação no encerramento.

Mas faça fotos de todas as atividades, mesmo aquelas mais simples. Valorize a participação de quem esteve presente.

É no encerramento que ocorrem as premiações e entregas de brindes sorteados. Também no encerramento é apresentada a equipe organizadora da Semana e são feitos os agradecimentos a todos: direção da empresa, fornecedores patrocinadores, voluntários etc.

Sempre que possível, é interessante deixar uma das apresentações teatrais para o dia do encerramento. Dessa forma, esse momento será mais prestigiado.

Boa SIPAT.

Clique aqui e Vá para Como organizar uma SIPAT – parte I

Você também poderá gostar dos artigos abaixo:

Se você realmente gostou deste artigo, Compartilhe com os seus amigos e ajude a melhorar cada vez mais nosso Blogl!  : Lol:  😀  😉  😛  🙂  😆

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *