Conheça os 11 Itens Mais Autuados Pela NR-12 e Saiba Como Proceder Para Seguir a Norma

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe quais são os itens da NR-12 responsáveis pelo maior número de autuações? Embora os dispositivos de segurança para máquinas tenham evoluído muito, o fato é que ainda ocorrem muitos acidentes envolvendo maquinários.

De fato, cerca de 20% de todos os acidentes de trabalho que ocorrem no Brasil são provocados pelo uso inadequado máquinas. Entre os principais sinistros, temos as lacerações, puncturas, esmagamentos e mutilações.

Para que você possa evitar esse tipo de situação e as consequências jurídicas advindas dele, indicamos quais são as principais autuações relacionadas à NR-12. Se você quer ter mais produtividade sem abrir mão da segurança, então confira!

Conheça os 11 Itens Mais Autuados Pela NR-12

11 Itens Mais Autuados Pela NR-12

Itens mais autuados pela NR-12: #1 – os sistemas de segurança

A implementação de sistemas de segurança está prevista pela NR-12, mas é pouco aplicada pelos empregadores. Por isso, é um dos itens que mais geram autuações quando nos referimos a norma regulamentadora nº 12.

Somente para exemplificar, a utilização desses sistemas em transmissões de força, componentes móveis e zonas de perigo é prevista por essa NR. Contudo, são raras as vezes em que há o cumprimento de todas essas exigências.

Itens mais autuados pela NR-12: #2 – os dispositivos de parada de emergência

Outro ponto que não costuma ser observado pelos empreendedores e gerar autuações é a implantação dos dispositivos de parada de emergência.

Esses dispositivos são fundamentais para forçar a parada imediata de máquinas e equipamentos em situações de risco iminente. Por esse motivo, a instalação desses dispositivos é obrigatória.

Ademais, os dispositivos de parada de emergência devem obedecer a uma série de critérios em sua implementação, tais como possuir acionadores de fácil manuseamento e serem monitorados por sistemas de segurança.

Itens mais autuados pela NR-12: #3 – transportadores de materiais

A maioria dos transportadores de materiais possuem partes móveis que podem propiciar esmagamentos, agarramentos e outras situações que representam riscos de acidentes.

Por isso, a NR-12 prevê a adoção de proteções dessas mesmas partes móveis. Contudo, o fato de este ser um dos itens mais recorrentes em autuações revela que grande parte das empresas não o obedece.

Itens mais autuados pela NR-12: #4 – capacitação de trabalhadores

Muitos dos acidentes de trabalho com máquinas e equipamentos envolvem trabalhadores que sequer têm consciência dos riscos a que estão sujeitos.

Por isso, a norma regulamentadora de nº 12 obriga as empresas a oferecerem capacitações aos operários responsáveis pelo manuseio de maquinários.

No entanto, é comum que esse ponto seja desconsiderado pelos empregadores, sendo um dos recordistas em número de autuações.

Itens mais autuados pela NR-12: #5 – dispositivo de partida, acionamento e parada

Autuações relacionadas a esse item são muito comuns devido à inadequação dos projetos e instalações desses dispositivos.

De fato, não basta tê-los implementados. É importante também que eles não se localizem em zonas de perigo e que não possam ser manipulados de modo a terem seu funcionamento adequado comprometido.

As autuações que levam em consideração a instalação desses dispositivos também podem ocorrer caso ela permita o acionamento acidental.

Itens mais autuados pela NR-12: #6 – proteções fixas, móveis e dispositivos de intertravamento

As proteções fixas e móveis se ajustam a partes de uma máquina ou equipamento que podem ocasionar acidentes.

Já os dispositivos de intertravamento possibilitam a interrupção do funcionamento de uma máquina em situações específicas.

Por isso, o uso desses recursos está previsto nessa NR como uma forma de evitar sinistros. No entanto, as autuações envolvendo esse item são constantes.

Para saber mais detalhes sobre esse ponto, recomendamos que você conheça o app normatiza nr 12.

Itens mais autuados pela NR-12: #7 – máquinas que utilizam energia elétrica

Muitos dos acidentes de trabalho com máquinas envolvem choques elétricos que poderiam ter sido evitados com a adoção de algumas medidas de segurança simples. Contudo, muitas autuações têm como fundamento esse item.

Entre elas, podemos mencionar o aterramento dos aparelhos e a instalação de uma chave geral que seja devidamente acondicionada em uma caixa a fim de evitar o acionamento acidental.

Itens mais autuados pela NR-12: #8 – operação com prensas

Muitas empresas não obedecem às orientações previstas nessa NR no que diz respeito ao trabalho com prensas.

Somente para exemplificar, as autuações costumam incidir sobre aspectos como a inadequação das mesas onde são colocadas as prensas.

Itens mais autuados pela NR-12: #9 – sinalizações de segurança

De acordo com a NR-12, a sinalização de segurança deve ser implementada não somente nas máquinas e equipamentos, mas também nas áreas em que os maquinários são operados.

Contudo, a desobediência a esse ponto é bastante corriqueira, o que impede que os trabalhadores tenham ciência dos riscos aos quais estão expostos.

Itens mais autuados pela NR-12: #10 – meios de acesso permanentes

Nem todas as empresas se preocupam em planejar devidamente a operação com máquinas, estabelecendo acessos que permaneçam desobstruídos.

Por isso, a ausência de rampas, elevadores e plataformas são, muitas vezes, motivos de autuações de empresas.

Itens mais autuados pela NR-12: #11 – riscos adicionais

Em empresas que lidam com riscos como manipulação de substâncias perigosas e excesso de ruídos, a ausência de medidas para atenuar e controlar esses riscos também costuma ocasionar um grande número de autuações.

NR-12: Mas Segurança no Trabalho com Máquinas Para Evitar Autuações

Assim, podemos concluir que seguir as medidas previstas por essa NR não somente possibilita mais segurança para os trabalhadores, como também evita que você arque com multas e outras complicações.

Por isso, recomendamos que a NR-12 seja seguida à risca, de maneira a evitar esses prejuízos. Fique atento!

Sua empresa obedece às medidas de segurança previstas por essa NR? Conte-nos sua experiência!

Você também poderá gostar dos seguintes artigos igualmente importantes:

Se Gostou Curta nossa Fanpage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 1 =