Quais são as principais causas de Acidentes de Trabalho?

Tempo de leitura: 5 minutos

Acidentes podem acontecer a qualquer momento e, não são intencionais. Inúmeros fatores podem contribuir para a causa de acidentes de trabalho, variando de esforço excessivo até o manuseio incorreto de materiais perigosos.

No entanto, é possível evitar muitos acidentes, tomando precauções para garantir que os acidentes mais prováveis ou mais comuns, não ocorram.

Este artigo reúne informações sobre as principais causas de acidentes no local de trabalho, para que você possa estar preparado para evitar lesões e outros incidentes.

O que é acidente de trabalho?

acidente de trabalho pode ser descrito como uma ocorrência durante o horário de expediente ou no local de trabalho que tenha causado ferimentos ou lesões em algum colaborador.

É claro que esses acidentes podem acontecer em vários cenários, com qualquer pessoa e a qualquer momento.

Por isso é importante estar sempre atento aos perigos e seguir os procedimentos de segurança corretamente, para evitar ao máximo qualquer tipo de acidente.

As causas mais comuns de acidentes de trabalho

Esforço físico ao levantar objetivos pesados

O funcionário corre um sério risco de torcer, esticar ou rasgar um músculo ao levantar um material ou objeto que seja muito pesado.

Para evitar esse tipo de acidente, que é mais comum do que se imagina, garanta que todos estejam usando os EPI’s necessários para evitar lesões e tensões musculares.

Apesar de toda a segurança, é melhor não fazer esse tipo de serviço sozinho ou usar máquinas para descolar esses materiais.

Fadiga

A privação do sono pode causar exaustão, desatenção e acidentes. Mesmo estando bem descansado, o trabalhador pode ficar cansado durante o expediente, por isso é necessário fazer intervalos regulares ou quando necessário.

Não fazer uma pausa é outra causa comum de acidentes, podendo levar a uma série de problemas, incluindo esgotamento físico e mental. Para se recuperar do trabalho pesado, é essencial que os funcionários façam pausas adequadas.

Mau uso das ferramentas de trabalho

Acidentes causados pelo manuseio errado de ferramentas, são muito comuns, principalmente na construção civil. Fraturas, cortes e amputação de membros acontecem com frequência, por diversos fatores:

  • Falta de equipamento de segurança;
  • Pouca ou nenhuma experiência com o uso da ferramenta;
  • Falta de atenção na hora do manuseio;
  • Falta de manutenção, dentre outros.

Má iluminação do ambiente

A falta de iluminação adequada é uma das causas de quedas e outras lesões no local de trabalho, pelo simples fato passar despercebida ou mesmo como algo sem importância.
Se você não pode ver os perigos, não tem como evitá-los.

Por isso, todas as áreas do ambiente de trabalho devem ser bem iluminadas, incluindo escritórios, galpões, corredores, estacionamentos, entradas externas, dentre outros.

Estresse

O estresse é uma das principais causas de morte em todo o mundo, além de afetar o corpo e a mente de muitas maneiras.

O estresse pode promover efeitos negativos fisiológicos, emocionais e mentais, bem como debilitar ou distrair qualquer trabalhador. Portanto, é essencial incentivar um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O estresse físico e mental é pouco reconhecido como um risco no local de trabalho, mas pode causar acidentes graves ou até fatais. Os funcionários devem estar com corpo e mente equilibrados e saudáveis.

Comunicar a importância da saúde mental e física para todos os funcionários, é algo imprescindível e vital. É importante fazer pausas e procurar ajuda para lidar com situações estressantes.

Quedas e escorregos

Quedas são uma das causas mais comuns de danos pessoais sofridos no local de trabalho, e representam 1/3 do total de acidentes, além de ser uma das principais causas dos pedidos de indenização dos trabalhadores.

Leia também: Indenização Por Acidente De Trabalho – Como Funciona?

A maioria das lesões causadas por esse tipo de acidente são na cabeça, nas costas, ossos quebrados, cortes, lacerações, torções e distensões musculares.

Estes acidentes são completamente evitáveis ​​quando as medidas de segurança corretas são colocadas em prática, tais como:

  • Boa limpeza do local
  • Superfícies adequadas
  • Calçados apropriados

Incêndio e Explosões

Explosões e incêndios inesperados no local de trabalho são causados por fatores de risco, como linhas de gás defeituosas, falta de eficiência na tubulação ou combustíveis armazenados de forma inadequada, por exemplo. As lesões incluem danos ao sistema respiratório e graus variados de queimaduras.

Choques Elétricos

De todos as causas listadas, o choque elétrico é o que ocorre com maior frequência, podendo causar danos graves à saúde, e até mesmo levar o funcionário a óbito.

É importante que a empresa forneça e torne obrigatório o uso dos equipamentos de proteção individual, durante a execução do serviço.

A NR 10 estabelece regras para garantir a segurança dos funcionários que trabalham com instalações elétricas.

Conclusão

Concluindo, é indispensável que os funcionários estejam bem treinados, e que conheçam as normas de segurança pertinentes à função. Além disso, verifique se as condições físicas no local de trabalho estão de acordo com os padrões para reduzir o número de acidentes de trabalho.

Ninguém deve estar no trabalho sem o devido conhecimento, treinamento, certificações, ferramentas ou EPIs. A preparação no trabalho é uma das melhores maneiras de os funcionários permanecerem seguros.

E você, já presenciou algum tipo de acidente no seu local de trabalho? Talvez seja a hora de elaborar alguns treinamentos de atualização para reduzir o risco de lesões e melhorar o desempenho geral da organização.

Confira outros artigos igualmente importante abaixo:

Se Gostou Curta nossa Fanpage

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *