Como Evitar Acidentes De Trabalho?

Tempo de leitura: 7 minutos

Mesmo com o grande avanço tecnológico, ocorrem ainda, vários tipos de acidentes de trabalhos, diariamente em várias empresas. Pode até parecer fácil, mas evitar acidentes de trabalho requer algumas disciplinas importantes dentro dessas corporações.

Como Evitar Acidentes de TrabalhoMas, as empresas sabem como evitar esses acidentes de trabalho?

Mesmo sendo considerado um assunto simples, ele ainda é muito questionado, justamente porque, ocorre, em grandes empresas muitos acidentes por falta de informação da corporação para com o funcionário ou falta de treinamento adequado do funcionário.

Pensando em tantas possibilidades que poderiam ser, trouxemos algumas premissas que valem a pena serem levadas em consideração quando o tema se voltar, para os acidentes de trabalho.

10 Medidas De Como Evitar Acidentes De Trabalho

1. Conscientização dos trabalhadores

Um bom sistema de informação é primordial para dispersar a importância da prevenção para trabalhar com segurança.

Por esse motivo, este está sendo o primeiro da lista, pois sem a conscientização dos trabalhadores entendendo o valor de se trabalhar com segurança e as devidas cautelas será muito difícil ter sucesso na prevenção de acidentes de trabalho.

É ponderoso que todos os trabalhadores envolvidos no processo de trabalho sejam racionais e cuidadosos em seu papel nos procedimentos de trabalho, fortalecendo a idealização de que a segurança de um é a segurança de todos.

Por essa razão, é indispensável que a perspectiva sobre a prevenção e segurança do trabalho seja coletiva, porém a responsabilidade e o dever deve ser de cada um.

2.  Uso Dos Equipamentos De Proteção Individual

Sendo considerado uma das medidas mais simples e uma das mais importantes, a utilização de equipamentos de proteção individual em todas as áreas da empresa é primordial para se evitar acidentes de trabalho.

Vestido de forma adequada e protegido, os funcionários se previne contra riscos. Ao se manter sempre uniformizados e com os devidos sinalizadores, ele está contribuindo para uma boa qualidade de vida dentro do próprio ambiente de trabalho.

Dicas de Como Evitar Acidentes de Trabalho

3. Treinamento Quanto Ao Uso do EPI

É importante frisarmos sobre a orientação na atuação do trabalhador antes mesmo de ser fornecido a ele o EPI – Equipamento de Proteção Individual, pois muitas empresas cometem o erro de obrigarem o uso do item, entretanto, não auxiliam no modo de utilização.

O importante dessa medida é que a mesma nem precisa levar muito tempo para ser passada para os funcionários, sendo preciso apenas alguns minutos para o aviso, dando um treinamento do uso correto, guarda e conservação do EPI e isso pode evitar muitos riscos dentro do ambiente.

4. Treinamento Adequado

Se você é um gestor e pede para o seu funcionário desenvolver uma atividade da qual ele não foi treinado ou não está habituado a exercer, você pode estar colocando em risco a vida dele.

Boa parte dos acidentes, costumam acontecer, justamente pela falta de informação que o trabalhador tem do ambiente do qual ele está atuando.

Por essa razão é de extrema importância que o gestor oriente o funcionário e de um treinamento adequado para poder evitar riscos e colocar o trabalhador para executar uma atividade da qual esteja apto a realizar.

Treinamentos Para Evitar Acidente de Trabalho

5. Ninguém Se Previne Daquilo Que Não Conhece

Outro item extremamente interessante e que vale a pena ser mencionado, está relacionado as informações necessárias que a empresa passa para os seus funcionários com o intuito de prevenir ainda mais acidentes.

Essa conscientização dos riscos, podem acontecer de diversas formas, através de anúncios em locais dentro do ambiente de trabalho, o Mapa de riscos por exemplo, palestras que tratem do assunto e auxiliam como os trabalhadores devem se proteger em devidas situações, entre outras oportunidades tais como as próprias ferramentas de segurança do trabalho como:

O trabalhador só consegue evitar algum tipo de risco quando ele toma conhecimento que aquele risco acontece.

Ferramentas que evitam acidentes de trabalho

6. Ambiente De Trabalho Bem Organizado

Um Ambiente de trabalho seguro está ligado a uma boa organização, diversos acidentes ocorrem devido a falta de organização, como ferramentas e equipamentos espalhadas no local de trabalho, colocados em locais inapropriados atrapalhando a circulação de pessoas, consumir alimentos em lugares impróprios, falta de sinalização.

Tudo isso, pode provocar além de acidentes, ainda atrapalhar a produtividade do colaborador.

A organização no ambiente de trabalho além de evitar acidentes e melhorar a produtividade, garante um impressão melhor para a empresa.

Para que isso aconteça, se dedique alguns minutos do dia para organizar seu local de trabalho.

  • Identifique os focos da bagunça;
  • Guarde somente o necessário;
  • Coloque as ferramentas em locais apropriados;
  • Evite consumir alimentos em seu local de trabalho, para isso existe os refeitórios.

Desorganização do trabalho gera acidentes

7. Aviso prévio do risco

Se a empresa sabe dos riscos dos quais o funcionário está correndo por exercer aquela função, nada mais sólido e justo que ela mesma informe o trabalhador disso.

Adotando uma linguagem simples e direta, a empresa está conscientizando o seu funcionário sobre os riscos do desenvolvendo da sua função, atitude essa considerada uma das práticas mais importantes para que se desenvolva uma gestão mais segura no ambiente.

8. Manutenção Preventiva Das Máquinas E Equipamentos

Outra forma simples de se prevenir de acidentes é descobrindo o seu risco antes mesmo de fato ele acontecer, para isso é sempre importante que a manutenção preventiva das máquinas e equipamentos da empresa seja colocada em dia e atualizada, para que assim a descoberta ajude os trabalhadores a exercerem as suas funções sem nenhum risco.

Manutenção preventiva para evitar acidentes de trabalho

9. Evite Brincadeiras Em Horário De Trabalho

Evite se distrair com brincadeiras, pois elas podem impactar negativamente no trabalho, não só pela sua distração em si, tirando a atenção na atividade que está sendo executada passando despercebido algum item de segurança, ocasionando assim um acidente, mas também nas relações interpessoais, atrapalhando a vivencia e harmonia com todos evitando desta forma desconforto e até mesmo brigas e conflitos.

10. Cumprindo As regras Básicas

Outra medida que pode evitar muitos acidentes é o de segurança contra incêndios, que é muito perigoso e pode ser fatal.

Assim, uma avaliação periódica é primordial para o gerenciamento dos perigos que possam ocorrer nessa área.

Outro item importante, mas que as pessoas tendem a não dar tanta atenção é a validação dos extintores, ver sua validade e se ainda é adequado utiliza-lo.

verificação da validade dos extintores de incêndio

Conclusão

Podemos concluir então que medidas de segurança dentro das empresas são primordiais para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho ainda mais acolhedor e seguro para todos os funcionários e gestores.

Mas também podemos analisar que mesmo com a diversidade de medidas para esse tipo de proteção, nem todas as empresas utilizam, gerando assim, um ambiente inseguro e apto a se tornar um agravante de acidentes de trabalho.

Dito isso, é importante que as empresas se conscientizem e passem a desenvolver mais essas medidas, pois assim, ela não estará somente protegendo o seu funcionário, mas também, o seu patrimônio.

Espero que tenha gostado deste artigo: Como evitar acidentes de trabalho.

Se gostou veja esses outros artigos abaixo:

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *