Quais São as Principais Causas de Explosão de Caldeiras?

Tempo de leitura: 4 minutos

No artigo de hoje você irá conhecer quais são as principais causas de explosão de caldeiras.

Muitos motivos podem levar a explosão de caldeiras, já que as circunstâncias também são variadas.

Nesse post iremos falar um pouco sobre o assunto e como isso pode acontecer.

Fique atento para que você possa tomar todos os cuidados devidos para a sua empresa e evitar que ocorra a explosão de caldeiras.

Quais São as Principais Causas de Explosão de Caldeiras

O Que São Caldeiras e Para Que Elas Eervem?

Caldeiras é um tipo de recipiente do qual é utilizado para produzir vapor através do aquecimento da água. Esse aquecimento pode ser utilizado tanto para alimentar maquinas como para esterilizar algum material, cozinhar algum produto orgânico, enfim, tudo que se refira as aplicações industriais.

A segurança do trabalhador está sobre a responsabilidade da NR 13 (Norma Regulamentadora Nº 13) que tem como objetivo assegurar essa equipe de trabalhadores que atua diante da manutenção dessas caldeiras.

Quais São as Sete Principais Causas de Explosão de Caldeiras?

1- Aumento de pressão:

Existe vários fatores que podem contribuir para o aumento de pressão das caldeiras. Alguns exemplos mais comuns são os problemas nas válvulas, falhas mecânicas e até defeito de fabricação.

2- Choque térmico:

Os choques térmicos são muito mais frequentes quando ocorre frequentemente paradas e a recolocação em marcha de queimadores.

Outra situação muito comum também que pode levar aos choques térmicos é quando a caldeira recebe água fria em uma entrada de água quente e vice-versa.

3- Corrosão:

Outra situação que pode vir a causar uma explosão em caldeiras está também na corrosão. Ela age como se fosse um modelo de redução de espessura da superfície que são submetidas a pressão.

Infelizmente a corrosão é um dos fatores que não são fáceis de serem vistos, pois ela não é acompanhada pela elevação da pressão durante o trabalho.

4- Explosão nos gases:

Normalmente as explosões no lado dos gases são causadas por uma reação química, ou seja, pelo então, processo de combustão.

Esse processo ocorre dentro de um período de tempo muito pequeno, resultando então em um aumento rápido da pressão dentro de um espaço bem restrito. As caldeiras mais comuns que explosão por essa razão são as que operam com os combustíveis gasosos e líquidos.

5- Falta de água:

É de suma importância que o aço se mantenha em contato com a água o tempo todo para que assim ele consiga se manter refrigerado, ou seja, é essencial que a água consiga o fazer, sem provocar o excesso de temperatura do aço.

Se a água não conseguir chegar em um determinado local por um tempo irá ocorrer então o superaquecimento, assim, a tendência é que ele perca a resistência. Pesquisas recentes comprovaram que a maior parte das explosões tendem a acontecer pela falta de água.

6- Operação em marcha forçada:

Às vezes, as caldeiras podem ter potência suficiente apenas para atender a uma determinada demanda, porém, ela é forçada a trabalhar mais causando assim um superaquecimento em várias partes, causando a deformação delas ou até mesmo a ruptura, o que pode causar certamente a explosão do equipamento.

7- Soldas Irregulares:

Quando soldas irregulares são colocadas nas caldeiras, existe um grande risco de o procedimento executado ocorrer falhas. Os locais mais comuns de haver problemas são as juntas das soldas, já que é exatamente nesse local que o metal tende a apresentar uma certa resistência.

Veja abaixo a explosão de várias caldeiras

Conclusão

Infelizmente as explosões das caldeiras vem sendo um dos maiores indícios de acidentes em empresas.

Por essa razão, é importante que se fique atento em algumas situações, e siga o protocolo de manutenção corretamente pois, assim como demonstramos acima, as caldeiras costumam explodir também por erros humanos.

É bem verdade que em algumas circunstancias é mais difícil descobrir o que pode estar acontecendo antes de acontecer, mas vale a pena ficar atento, Ok?

No artigo de hoje você conheceu as principais causas de uma explosão de caldeiras ,espero que tenha gostado temos outros artigos igualmente importantes confira abaixo:

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *