O que é IPVS – Imediatamente Perigosa à Vida e a Saúde

Tempo de leitura: 3 minutos

O Que é IPVS

Está estudando sobre espaços confinados, mas ainda não sabe o que é IPVS e para que ele serve?

Nesse post falamos tudo sobre o assunto.

Será que ele é obrigatório e sempre deve ser verificado?

O que é IPVS

O que é IPVS – Imediatamente Perigosa à Vida e a Saúde?

O IPVS que consiste em um sigla – Imediatamente Perigosa à Vida e a Saúde está relacionado a uma grande exposição do oxigênio ou dos olhos a uma condição que apresenta ao ambiente grandes riscos a vida ou causar algum dano à saúde, isso pode incluir impedir o trabalhador de conseguir sair de forma imediata do ambiente perigoso do qual está inserido.

Assim como consta na NR 33, que se refere a Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados o IPVS está se referindo a:

“Qualquer condição que possa colocar em risco imediato de morte ou possa resultar em efeitos a saúde irreversíveis ou imediatamente severos, ou possa resultar em dano ocular, irritação ou outras condições que possam impedir a saída de um espaço confinado”.

Como Sei Que a Atmosfera é Imediatamente Perigosa à Vida e a Saúde?

A NR 33 é a responsável por regulamentar os cuidados e a saúde dos trabalhadores que atuam em espaços confinados e é a mesma que estipula valores de Imediatamente Perigosa à Vida e a Saúde – IPVS das quais podem ser consideradas seguras ou não para o profissional.

Assim, essa norma consegue garantir que o trabalhador fique seguro mediante a situações mais graves.

É claro que a tolerância delimitada pela NR 33 deve ser respeitada e averiguada de forma constante para saber se o trabalhador realmente não está exposto a nenhum risco.

De fato, existe uma tolerância relacionada a poluentes que podem estar dentro do ambiente de trabalho, porém qualquer tipo de IPVS pode ser considerada prejudicial, nociva e tem um risco.

Lembrando que os espaços confinados passam a ser considerados mais perigosos quando a quantidade de oxigênio é inferior a 20,9%.

Porém, não é somente a NR 33 que toma conta da situação a legislação brasileira também o faz.

Legislação NBR 12543

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas também traz outras regras o empregador deve ficar atento.

Como por exemplo, é a NBR 12543 que aponta quais os tipos de respirador que devem ser utilizados para proteger o trabalhador em cada ambiente.

O que é IPVS – Imediatamente Perigosa à Vida e a Saúde

Como Prevenir Acidentes?

Para que você consiga prevenir acidentes e tenha um controle dos riscos do IPVS, é preciso oferecer os EPIs, mais conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual, que sejam adequados para o local de trabalho e claro, exigir ao trabalhador que o utilize.

A tolerância ao indicador de IPVS sempre deve ser respeitada e garantida através de aferições continuas para averiguar se nenhum trabalhador está exposto a riscos.

O empregador deve garantir que o trabalho em espaços confinados somente seja realizado após a emissão da PET – permissão de entrada de trabalho.

Essas são as condições mínimas que devem ser feita pela empresa, pensando sempre na preservação da vida dos funcionários que podem desencadear doenças respiratórias muito graves e claro, ter a sua produtividade sobre risco.

Conclusão

É muito importante se atentar a todas as regras e normas regulamentadoras implantadas tanto pela NR 33 como também pela Associação NBR 12543.

Assim, você estará colocando o seu funcionário sobre proteção e cuidados necessários para que ele consiga executar o seu trabalho em espaços confinados da melhor forma possível e fique em segurança, mesmo estando em um ambiente de risco.

Por isso, não se esqueça de sempre averiguar o ambiente de trabalho IPVS e ter certeza que ele pode ser utilizado como um ambiente de trabalho.

No artigo de hoje você aprendeu o que é IPVS, não deixe de ler os artigos abaixo que são igualmente importantes:

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *