DDS – Dialogo Diário de Segurança – Uso de Lixadeiras

Tempo de leitura: 4 minutos

No artigo de hoje vai ser em formado de DDS, vem com o tema, DDS – Uso de lixadeiras.

Iremos abordar alguns procedimentos básicos de segurança no uso de lixadeiras, existem vários riscos que envolvem a utilização de uma lixadeira, é um item muito operado em vários ambientes de trabalho e existem cuidados indispensáveis que devem ser respeitados, cuidados estes muito importante para a saúde e segurança do trabalhador.

DDS – Uso de Lixadeiras

DDS - Dialogo Diário de Segurança - Uso de Lixadeiras

A lixadeira é um equipamento utilizado para esmerilhar e desbastar peças metálicas. Ela serve também para cortar chapas, perfis, tubos, etc. de pequena espessura.

A utilização de lixadeiras é muito frequente principalmente por mecânicos e caldeireiros, mas soldadores, operadores e eletricistas também fazem uso deste equipamento.

A atividade de utilização da lixadeira possui alguns riscos e por isto, foi elaborado um padrão operacional para tentar bloquear as possibilidades de acidentes envolvendo seu uso.

O principal objetivo para a elaboração do padrão foi a segurança do executante e das pessoas próximas à execução da tarefa.

Vamos mostra as principais atividades da tarefa e como proceder para cada uma delas.

Atividades da Tarefa Com o Uso de Lixadeira

1-Fazer análise de risco.

Esta deve ser uma atividade comum a todas nossas tarefas .

Você tem feito análise de risco para todas atividades que executa no dia-a-dia, tentando efetivamente bloquear os riscos, ou tem feito apenas para “cumprir tabela”?

2-Na solicitação da lixadeira verificar: Extensão, plug, botão liga / desliga.

Fatores que geralmente influenciam a ocorrência de acidentes são as condições de uma ferramenta ou equipamento em utilização.

No caso da lixadeira, os principais itens a ser inspecionados são os referente a parte elétrica pois é lá que na maioria das vezes ocorrem as anormalidades e podem causar principalmente o choque elétrico, e as condições do disco, que devem ser inspecionadas pois ele não deve ser utilizado além da marca de fim de vida útil.

3-Ao ligar a lixadeira no local onde for utiliza-la verificar: Condições da tomada; cabo obstruindo passagem; possibilidade do cabo interferir na operação.

É muito importante que a tomada esteja em boas condições, em caso de dúvidas, deve-se chamar um eletricista. O risco aqui é o choque elétrico ou um curto-circuito na tomada, ao colocar o plug.

A organização da área de trabalho também é fator fundamental para o bom desempenho da tarefa sem a ocorrência de acidentes. Quando se deixa o cabo da lixadeira espalhado pelo chão em locais de circulação de pessoas, não é difícil imaginar o que pode ocorrer.

4-Ainda completando a organização da área, é importante isolar o local onde estiver usando a lixadeira. No campo deve-se usar fita para fazer o isolamento.

5-Algumas situações de utilização da lixadeira são arriscadas e podem causar acidentes por isto elas devem ser obrigatoriamente evitadas. São elas:

  • lixar peças de pequeno porte sem prender a mesma. São consideradas peças pequenas aquelas cujo peso é insuficiente para manter-se fixa sob ação da lixadeira.
  • lixar peças com a lixadeira virada, utilizando a lixadeira como esmeril.
  • lixar com a lixadeira invertida ou seja o disco voltado para cima.
  • Cortar peças utilizando o disco de desbaste.

6-Ao deixar a lixadeira nos intervalos de utilização durante a tarefa, não deixa-la com o disco ainda em movimento, a mesma tem que estar totalmente parada e no intervalo das refeições deixar a mesma desligada, com o cabo enrolado e com o disco voltado para cima.

Estas medidas evitam que ela se movimente sozinha ou que possa ser ligada acidentalmente.

7-Os seguintes EPI’s devem ser utilizados durante a tarefa: Luva de Vaqueta; Protetor facial; Óculos de proteção; Avental / blusão de couro; Protetor auricular.

DDS - Uso de lixadeiras

No artigo de hoje foi passado um DDS sobre o uso de lixadeiras, espero que tenha gostado temos outros DDDs igualmente importantes confira abaixo:

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *