Como Fazer Um DDS de Sucesso

Tempo de leitura: 5 minutos

No artigo de hoje iremos passar algumas dicas de como fazer um DDS de sucesso. Você sabe o que é a sigla DDS?

Não?

Bom, para uma empresa conseguir se manter segura e sem muitos riscos, é importante que ela saiba como e o que fazer para isso.

Pera isso, existe existe uma ferramenta fantástica que auxilia ajudando muito na prevenção de acidentes e doenças que é o Diálogo Diário de Segurança mais conhecido como DDS para a empresa utilizar uma nova forma de interação com os seus funcionários.

Vamos lá?

Como Fazer Um DDS de Sucesso

 

O que é DDS?

DDS é a abreviação de Diálogo Diário de Segurança que tem o objetivo de envolver funcionários para que se conscientizem em atividades rotineiras com a finalidade de promover segurança, saúde, meio ambiente e a qualidade do trabalho.

Essas atividades acontecem antes do trabalho diário e tem uma duração em torno de 15 minutos, podendo incluir discussões ou instruções para o trabalho.

O DDS começou em 1990 com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre condições de higiene sanitária e rendimento na produção.

Por que o DDS é importante?

Esse diálogo desenvolvido no local de trabalho é uma ferramenta usada como forma de prevenção para qualquer atividade que o funcionário vá desenvolver.

Com isso, é possível garantir maior segurança para os funcionários e para a empresa, principalmente em locais de trabalho com ferramentas ou maquinário, envolvendo altura, fogo ou água.

Com o desenvolvimento desse diálogo de segurança é possível garantir alguns benefícios para a empresa, como:

  • Menor incidência de uso da assistência médica;
  • Menos acidentes dentro do local de trabalho;
  • Maior produtividade;
  • Funcionários mais comprometidos com a função;
  • Maior satisfação e financiamento entre colaboradores devido a segurança;

Esse resultado acontece devido a conscientização dos envolvidos no processo de produção, permitindo que todas as informações sejam repassadas para todos os funcionários.

Isso gera alteração na forma como o trabalho é administrado e realizado, evitando doenças ou acidentes.

Como fazer um DDS de sucesso

Como realizar um DDS de sucesso

Existem algumas dicas capazes de ajudar a empresa na hora de desenvolver esse diálogo que pode levar ao sucesso da conversa.

Por essa razão a empresa deve seguir um plano pré-elaborado, sabendo exatamente quais informações serão passadas para fazer um DDS de sucesso.

– A conversa deve ser rápida, sem necessidade de demora para falar ou repetindo sempre as mesmas coisas.

– Faça um esquema daquilo que será falado na reunião.

– Nas primeiras reuniões é uma boa ideia falar coisas interessantes sobre a empresa.

– Sempre use uma linguagem simples, principalmente se os funcionários entendem pouco do assunto do qual a empresa irá abordar. É preciso que o funcionário entenda e se sinta próximo do que a empresa está tentando falar.

– Se possível faça um calendário das atividades e assuntos que serão abordados na reunião.

– Sempre que possível, é importante que a empresa traga pessoas que realmente entendam do assunto.

– Uma grande possibilidade é fazer com que os funcionários de determinadas áreas falem sobre a segurança e a qualidade da produtividade.

– É importante que a empresa sempre abra um espaço para sugestões e ideias novas, tanto vindas de você como dos funcionários e incentive para que todos participem da discussão.

– Use da criatividade para variar o conteúdo e a forma como apresentar o assunto.

-Faça perguntas, incentive a interação, seja natural e promova o entusiasmo entre os trabalhadores. Provoque discussões entre eles e encerre o DDS com palavras motivadoras, é muito poderoso uma frase motivadora.

– Sempre avalie o resultado que as reuniões têm no funcionamento da empresa, essa é a melhor forma de ver se está funcionando ou se será preciso uma abordagem diferente.

– Sempre mostre a importância daquilo que a empresa está dizendo.

Como incentivar os funcionários

Pode acontecer de os funcionários ficarem desmotivados com as reuniões ou trabalho e por isso é preciso manter todos sempre motivados.

Uma boa dica é fazer uma tabela com o número de acidentes que ocorrem, promover sorteio de brindes ou bonificações para resultados positivos.

Além disso, a empresa também pode promover atividades diferentes nas reuniões como fazer uma respiração relaxante ao final da reunião ou algum exercício de alongamento, como já falamos nesse post.

A empresa pode planejar também um encontro com café e biscoitos ou algum tipo de aperitivo.

Isso chama a atenção dos funcionários e mantem a atenção mais focada para o que está sendo feito.

Conclusão

O DDS é a possibilidade de desenvolver um diálogo produtivo dentro da empresa com o objetivo de melhorar as condições de segurança e melhora na produtividade.

Essa atividade melhora o ambiente na empresa e permite que problemas sejam resolvidos através de discussões, assim como qualquer dúvida pode ser retirada.

No artigo de hoje foram passadas algumas dicas de como fazer um DDS de sucesso, se gostou, você irá igualmente gostar desses outros artigos abaixo:

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *