Qual a Importância da SIPAT na Empresa?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já ouviu falar da SIPAT e da sua importância dentro das empresas? Não? Muito provavelmente que você já deve ter ouvido alguém comentar algo a respeito, mas não está se lembrando.

Não se preocupe, nesse post iremos falar tudo sobre e qual é a importância da SIPAT nas empresas, para que você possa ficar por dentro de tudo que ocorre e aprender um pouco mais sobre esse evento.

Qual a Importância da SIPAT na Empresa?

O que é SIPAT?

Denominado como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, mas conhecido pela sua sigla SIPAT, é o nome dado a um evento que normalmente acontece dentro das empresas que tem como objetivo analisar e discutir situações que são inteiramente voltadas para a prevenção de doenças e acidentes que possam vir a ocorrer dentro do ambiente de trabalho.

Essas atividades ocorrem a partir da elaboração da SIPAT e dos serviços (SESMT) – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho e (CIPA) – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

O evento deve ocorrer, de forma mínima, uma vez ao ano, em qualquer corporação que seja denominada de pequena, médio ou grande porte.

A SIPAT é uma das atividades obrigatória da CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes conforme diz no ítem 5.16 alínea “o” e “p”.

Portanto como vimos logo acima, a CIPA é responsável pela organização da SIPAT em conjunto com o SESMT.

Em empresas que não tem CIPA a própria direção da empresa determinará o responsável.

Um item interessante que vale a pena ser mencionado aqui é que a empresa não precisa ter uma quantidade mínima nem máxima de funcionários para desenvolver esse evento.

Todavia, as grandes empresas têm a obrigação de aplicar a atividade a vida dos funcionários.

Normalmente as atividades são palestras, sorteios, atividades motivacionais, gincanas, entre outras formas de interação, para que assim, as atividades passadas sejam feitas de uma forma agradável e lúdica, fazendo com que os funcionários se sintam mais confortáveis e a fim de colaborarem.

Qual a Importância da SIPAT na Empresa?

Conscientizar os colaboradores da importância da segurança no trabalho é uma das obrigações da empresa, que é regulamentada na legislação trabalhista. Para isto, foi desenvolvida a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

Ao realizar a SIPAT na empresa, a instituição está tentando conscientizar os seus funcionários, sobre a importância de se prevenir acidentes e doenças ocupacionais que ocorrem no ambiente de trabalho, em razão da ausência de uma fiscalização das ações de membros do mesmo setor até a falta de uso de equipamentos obrigatórios.

Sem esquecer de mencionar que o evento consegue facilmente aproximar os empregados das empresas em diversos setores, mostrando que as ações de todos podem surtir efeito sobre a outra e vice-versa.

A seguir veja alguns benefícios da importância da SIPAT na empresa:

  • Redução dos riscos acidentes e de doenças ocupacional;
  • Melhora e aumento da produtividade;
  • Redução de gastos com afastamentos devido a acidentes de trabalho e doenças ocupacional;
  • Redução da rotatividade;
  • Melhora as relações entre trabalhadores e empresa / chefia;
  • Incentiva o bem star e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Importância da SIPAT para a empresa
A SIPAT Melhora as relações entre trabalhadores e chefia

Como Motivar os Funcionários a Participarem da SIPAT?

Uma forma eficaz de estimular a participação dos colaboradores é realizar uma “SIPAT de portas abertas”. Nesse exemplo de SIPAT a empresa libera que a família do colaborador participe do evento.

Esse modelo de SIPAT acaba gerando vínculos entre o colaborador e empresa, criando um momento especial entre colaborador e família no trabalho, desta forma estimulando o colaborador a gostar ainda mais de seu trabalho. Além te trazer informações valiosas a sua família.

As empresas São Obrigadas a Ter a SIPAT?

A verdade é que não são todas as empresas que são obrigadas a desenvolverem essas atividades, mas é importante que todas o façam, para que assim, nenhum risco ou a ausência de informações de riscos possam tornam a empresa totalmente prejudicial.

Todavia, as empresas grandes, são obrigadas e as empresas que tem cipa são obrigadas pois a realização da SIPAT é uma das obrigações da cipa.

Qual a importancia da sipat para a sua empresa?

Conclusão

A realização da SIPAT é muito importante como qualquer outro evento realizado na empresa. É aconselhável sempre escolher um tema diferente a cada edição da SIPAT, da mesma forma como as atividades recreativas, isso ajudará os colaboradores assimilar a importância da SIPAT.

E compreenderem que ajudará na prevenção de acidentes e doenças ocupacional no exercícios da sua profissão , não apenas como norma regulamentada pelo Ministério do Trabalho.

Podemos concluir então que a SIPAT não somente é um meio do qual tem como objetivo conscientizar os trabalhadores e os seus superiores dos riscos dos quais o ambiente que atuam.

Reforça também atitudes que já são praticadas diariamente nas empresas, e também utilizar essa ideia como uma forma de interação para os grupos que devem se proteger de possíveis perigos.

A SIPAT é muito importante para as instituições de todos os segmentos e tamanhos, pois leva a informação e orientação sobre saúde e segurança aos colaboradores de forma prática e dinâmica.
É importante que todas as empresas se conscientizem sobre a importância desse trabalho.

Agora que você sabe qual a importância da SIPAT na empresa, os artigos abaixo podem te interessa:

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

2 Comentários


  1. Realizar a SIPAT na empresa é uma recomendação do Ministério do Trabalho. Muito mais que uma obrigação, a SIPAT é um evento interno para promover o engajamento e conscientização dos funcionários sobre a prevenção de acidentes.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *