Aprenda como tirar o CREA de Técnico em Segurança do Trabalho

Tempo de leitura: 6 minutos

Quer tirar o CREA de Técnico em Segurança do Trabalho? Veja aqui como fazer.

Se você já é um técnico em segurança do trabalho, sabe como o mercado está cheio de oportunidades para quem conhece os caminhos. Hoje nós vamos falar sobre a tão famosa carteirinha do CREA, um registro que pode ajudar muito na sua carreira.

Vou explicar tudo rapidamente, assim você consegue a informação que precisa apenas no tempo de terminar um cafezinho. Minha intenção é falar para todos os técnicos em segurança do trabalho que estão interessados no CREA, seja você experiente ou recém ingressante na profissão.

Sendo assim, veja agora como tirar o CREA de Técnico em Segurança do Trabalho!

Como tirar o CREA de Técnico em Segurança do Trabalho

O que é o CREA em Segurança do Trabalho?

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) é uma das organizações mais respeitadas dentro do ambiente de construção civil. Isso porque é a autarquia que regulariza o setor de engenharia.

Técnicos e Engenheiros costumam ter a carteira do CREA (engenheiros são obrigados a possuí-la) e ela lhes dá autoridade para tomarem diversas decisões tanto estratégicas quanto executivas dentro do ambiente de trabalho.

Assinar Reservas Técnicas, atestar Projetos Executivos, desenvolver plantas, etc. São atribuições que ficam reservadas aos possuidores de uma carteira CREA.

Um Técnico de Segurança do Trabalho pode ter o CREA?

Sim, é possível para um técnico de segurança do trabalho possuir a carteira do CREA e ela será responsável pela elevação do status do técnico dentro do ambiente de trabalho. Vale ressaltar, muitas empresas gostam e preferem técnicos que possuam o documento.

Apenas lembre-se: o registro no CREA não é obrigatório, o profissional faz apenas se a necessidade pedir ou se tiver interesse em procurar vagas que exijam a carteira. Por outro lado, todo profissional em segurança do trabalho deverá estar registrado no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), feito por meio da CTPS.

Passo-a-passo para tirar o CREA de Técnico em Segurança do Trabalho

Quais são os documentos necessários?

Em concordância com a resolução 1007/2003, os documentos necessários para o registro no CREA são:

  • Diploma (original), registrado pela instituição de ensino. Vale lembrar que a instituição deve estar devidamente registrada no Sistema de Ensino (pesquisa importante no momento de ingressar nos estudos);
  • Histórico escolar do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho, com a carga horária necessária para a conclusão do curso;
  • RG mais recente ou a CIE (a cédula de Identidade para Estrangeiros);
  • Título de Eleitor, devidamente em dia com a Justiça do Trabalho (caso possua alguma pendência, certifique-se de resolve-la antes de tentar tirar o CREA);
  • CPF;
  • Reservista (para o caso dos homens), com comprovação da quitação do Serviço Militar Obrigatório;
  • Um comprovante de residência (preferencialmente em seu nome);
  • Duas fotografias 3×4 recentes.
  • Certidão de Nascimento.

Caso deseje, você também poderá fornecer um atestado médico com exames de laboratório com o seu tipo sanguíneo. Essa informação será incluída na carteira do CREA.

Qual é o procedimento?

Após estar com todos os documentos anteriores em mãos, você irá até o Conselho Regional do CREA, lá é o local onde o cadastro será efetuado.

Vale lembrar que para tirar o CREA como Técnico em Segurança do Trabalho é preciso o pagamento de uma taxa, que varia ano a ano.

Além de tudo, o registrado também precisará arcar com uma anuidade. Esse valor também é variável, inclusive, em decorrência dos tipos de registro – para técnicos, para engenheiros, etc.

É fácil assim tirar o CREA de Técnico em Segurança do Trabalho?

Por incrível que pareça, é isso mesmo. Muito bem, eu sei como existem mil lendas sobre as complicações, sobre como o CREA é cheio de dificuldades e como a burocracia atrapalha tudo. Mas, a verdade é: se você estiver com toda a documentação certinha e pagar a taxa. Não tem erro.

Acontece que algumas pessoas estão com pendências que não sabem, e isso atrapalha a aquisição do CREA. Seja por que não votaram e esqueceram-se de justificar, criando um empecilho com a Justiça Eleitoral. Ou estão com o nome errado no RG, gerando uma contradição no registro civil, etc.

Então aqui vai uma dica de ouro: certifique-se de que todos os seus documentos estejam em ordem. Caso seja necessário, procure um Poupa Tempo na sua cidade e veja o que fazer e como proceder.

Tudo em ordem? Basta procurar o Conselho Regional do CREA e fazer o seu registro.

Principais vantagens do CREA

Claro que essas vantagens são caso a caso. Algumas pessoas desejam possuir o CREA por uma vontade dos tempos de colégio. Outros terão a carteira como uma exigência da empresa em que estão trabalhando ou que querem ingressar.

Entretanto, possuir a carteira do CREA garante algumas vantagens inatas a todos os registrados, vejamos quais são algumas delas:

  • Auxilio em negociações para a categoria: um conselho serve justamente para representar os trabalhadores nas negociações patronais e também para ajudar na tomada de decisões da classe.
  • Negociação do aumento salarial: como exigir que toda uma categoria receba aumento salarial? Participando de um conselho organizado e eficiente. O CREA é certamente um ótimo exemplo.
  • Destaque no mercado de trabalho: quem está inserido na área de projetos: sejam arquitetônicos, civis, elétrica, ar-condicionado, etc. sabe como os profissionais possuidores do CREA são valorizados.

Lembrando que para Engenheiros e diversos outros segmentos, o CREA não é opcional, sem ele não se exerce a profissão.

Tirei o meu CREA como Técnico em Segurança do Trabalho, mas não quero renova-lo, o que fazer?

E como palavras finais, se você já possui um CREA como Técnico em Segurança do Trabalho, mas acredita que a carteira não seja mais necessária. Basta fazer a solicitação do cancelamento, ou aguardar até que a validade da carteira expire.

Você não tem obrigação de renovar o CREA ou solicitar um novo, fica ao seu critério.

Rapidinho…

Eu prometi que seria rápido, agora você já tem todas as informações que necessita para tirar o seu CREA de Técnico em Segurança do Trabalho.

Ficou com alguma dúvida, entre em contato comigo. Estou disponível para conversarmos e trocarmos experiências.

Acompanhe as minhas publicações, estou sempre trazendo informações atualizadas e relevantes sobre segurança do trabalho. Obrigada.

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *