Quais são os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no E-social?

Tempo de leitura: 6 minutos

Veja quais são os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho registrados no E-social.

Os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no E-social são maneiras de otimizar e organizar as informações sobre os trabalhadores e o ambiente de trabalho.

Hoje eu vou explicar quais são os eventos para que tudo fique de acordo com as normas estabelecidas.

Entender os eventos é uma ótima maneira de aprender todas as aplicações e funcionalidades do E-social.

Então vamos lá, vejamos quais são os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no E-social.

Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho

Para que serve o E-social?

O E-social é um organizador. Desenvolvido para facilitar a inserção de informações sobre os trabalhadores e o ambiente de trabalho. Além de tudo, o E-social também diminui a redundância de registros feitos pelas empresas.

Na sua concepção, o E-social foi desenvolvido para aprimorar o que antes era feito por meio de muitas e muitas planilhas diferentes. Hoje é possível registrar todas as informações em um local simplificado.

É no E-social que são inseridas as informações das relações de trabalho, tributárias e também as previdenciárias.

Eu tenho um artigo em que explico muito mais sobre o E-social, dá uma conferida.

O que são os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho?

Chamados de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), são as informações que você tem por obrigação inserir no sistema do E-social. Esse sistema é a comunicação entre a empresa e o Governo Federal, então, os eventos são formas de regularizar e oficializar as informações prestadas.

O E-social contempla 45 eventos ao todo, em miúdos, são 45 planilhas que precisam ser preenchidas.

Dentro do ambiente de SST, o E-social contempla 8 eventos. Ou seja, 8 informações que são requeridas pelo Governo Federal sobre o funcionamento da empresa e a situação dos trabalhadores.

Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho

Agora vamos aos eventos (para simplificar, sempre que eu disser evento, traduza por tabelas, afinal de contas, é o que elas são dentro do ambiente online do E-social)

S-2241 – Trata da Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial

O evento SST S-2241 fala dos fatores de risco ambientais. Trata das condições de insalubridade e periculosidade que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho.

Além de tudo, o evento também fala sobre as aposentadorias especiais que podem ocorrer devido ao exercício da função.

É bom deixarmos reforçado que esse evento deve ser utilizado para informar mudanças na dinâmica de trabalho dos colaboradores. Como mudanças nas condições de trabalho, por exemplo.

S-1060 –Trata do Ambiente de Trabalho

O evento S-1060 trata de questões internas do ambiente de trabalho da empresa. Abordando todos os itens relacionados ao dia a dia do trabalhador dentro do ambiente físico em que ele estará atuando.

Aqui é obrigação informar a respeito de todos os ambientes de trabalho e os riscos para os trabalhadores. Esse mapeamento deve ser completo. Mesmo que a empresa não possua ambientes de risco, todos os outros devem constar no S-1060.

E como foi no caso anterior, todas as mudanças devem ser informadas dentro do evento. Por exemplo: ambientes extintos precisam ser registrados, o mesmo para ambientes novos, etc.

S-1065 – Evento que trata dos Equipamentos de Proteção individual e coletiva (EPI’s e EPC’s)

Novidade quentinha. Apresentada na Nota Orientativa em 2 de maio de 2018. Uma atualização nas maneiras de informar e trabalhar das empresas. Essa orientativa foi responsável por lidar com algumas questões de SST.

O evento S-1065 é a planilha responsável pelas informações referentes aos equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Nela serão inseridas as informações sobre disponibilidade e quantidade dos itens.

Será em outra tabela (especificamente na S-2240) que os equipamentos serão especificados para cada colaborador.

S-2210 – Evento que trata dos Acidentes de Trabalho (chamados CAT)

Cuidado, esse é o evento mais delicado ao lidar com as questões trabalhistas. O envio da S-2210 deve ser feito em até 24horas após o acidente de trabalho. Sendo que a informação deve ser prestada imediatamente no caso de óbito do colaborador.

A CAT é formulada em qualquer caso de acidente de trabalho. Eu vou reforçar, todo e qualquer caso de acidente de trabalho deve gerar uma CAT.

Meu trabalhador não foi afastado ou não precisou sequer de atendimento médico?! Não importa, um acidente de trabalho deverá ser registrado, pois a informação será relevante no futuro, principalmente para aposentadorias especiais ou ações judiciais.

O melhor modo de garantir que nada dê errado é manter todas as informações em dia e corretas.

S-2220 – Evento que trata do monitoramento da Saúde do Trabalhador

Aqui estão inseridas as informações sobre a saúde do trabalhador. São os exames feitos na contratação, após algum acidente de trabalho, no desligamento do funcionário, etc.

O evento S-2220 entrou para o E-social recentemente, sendo assim, só serão feitas as informações dos ASOS a partir de janeiro de 2019.

S-2230 – Trata do afastamento Temporário

Evento bem claro e direto, aqui serão inseridas as informações sobre o afastamento temporário de um colaborador. Embora não seja algo apenas do escopo SST, é bom deixar claro que os afastamentos por saúde também estão inclusos.

S-2240 – Trata das Condições do Trabalhador

Um complemento do evento S-1060 (que trata do ambiente de trabalho), no S-2240 serão esmiuçadas todas as condições em que o trabalhador estará exposto.

Agentes nocivos, condições especiais, uso de EPI’s, etc.

S-2245 – Trata das questões referentes ao treinamento do trabalhador

Aqui estarão as informações sobre os treinamentos, sobre as certificações, cursos, capacitações, enfim, tudo o que estiver dentro do escopo profissional de especialização dos colaboradores.

Esse evento é importante para o registro das NR’s.

Foi rápido, mas podemos falar mais sobre isso…

O meu objetivo foi falar sobre todos os eventos de uma maneira prática e clara, mas é evidente que o assunto não se esgota aí.

Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre eventos de Saúde e Segurança do Trabalho? Entre em contato comigo, estou disponível para conversarmos e trocarmos experiências.

Deixo o convite para que você acompanhe as minhas publicações. Trago novidades e informações relevantes sobre Segurança do Trabalho, tudo com uma linguagem simples e direta.

Confira outros artigos igualmente importante abaixo:

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *