Tempo de leitura: 4 minutos
No artigo de hoje vai ser em formado de DDS, vem com o tema, DDS – Uso de lixadeiras.
Iremos abordar alguns procedimentos básicos de segurança no uso de lixadeiras, existem vários riscos que envolvem a utilização de uma lixadeira, é um item muito operado em vários ambientes de trabalho e existem cuidados indispensáveis que devem ser respeitados, cuidados estes muito importante para a saúde e segurança do trabalhador.
DDS – Uso de Lixadeiras
A lixadeira é um equipamento utilizado para esmerilhar e desbastar peças metálicas. Ela serve também para cortar chapas, perfis, tubos, etc. de pequena espessura.
A utilização de lixadeiras é muito frequente principalmente por mecânicos e caldeireiros, mas soldadores, operadores e eletricistas também fazem uso deste equipamento.
A atividade de utilização da lixadeira possui alguns riscos e por isto, foi elaborado um padrão operacional para tentar bloquear as possibilidades de acidentes envolvendo seu uso.
O principal objetivo para a elaboração do padrão foi a segurança do executante e das pessoas próximas à execução da tarefa.
Vamos mostra as principais atividades da tarefa e como proceder para cada uma delas.
Atividades da Tarefa Com o Uso de Lixadeira
1-Fazer análise de risco.
Esta deve ser uma atividade comum a todas nossas tarefas .
Você tem feito análise de risco para todas atividades que executa no dia-a-dia, tentando efetivamente bloquear os riscos, ou tem feito apenas para “cumprir tabela”?
2-Na solicitação da lixadeira verificar: Extensão, plug, botão liga / desliga.
Fatores que geralmente influenciam a ocorrência de acidentes são as condições de uma ferramenta ou equipamento em utilização.
No caso da lixadeira, os principais itens a ser inspecionados são os referente a parte elétrica pois é lá que na maioria das vezes ocorrem as anormalidades e podem causar principalmente o choque elétrico, e as condições do disco, que devem ser inspecionadas pois ele não deve ser utilizado além da marca de fim de vida útil.
3-Ao ligar a lixadeira no local onde for utiliza-la verificar: Condições da tomada; cabo obstruindo passagem; possibilidade do cabo interferir na operação.
É muito importante que a tomada esteja em boas condições, em caso de dúvidas, deve-se chamar um eletricista. O risco aqui é o choque elétrico ou um curto-circuito na tomada, ao colocar o plug.
A organização da área de trabalho também é fator fundamental para o bom desempenho da tarefa sem a ocorrência de acidentes. Quando se deixa o cabo da lixadeira espalhado pelo chão em locais de circulação de pessoas, não é difícil imaginar o que pode ocorrer.
4-Ainda completando a organização da área, é importante isolar o local onde estiver usando a lixadeira. No campo deve-se usar fita para fazer o isolamento.
5-Algumas situações de utilização da lixadeira são arriscadas e podem causar acidentes por isto elas devem ser obrigatoriamente evitadas. São elas:
- lixar peças de pequeno porte sem prender a mesma. São consideradas peças pequenas aquelas cujo peso é insuficiente para manter-se fixa sob ação da lixadeira.
- lixar peças com a lixadeira virada, utilizando a lixadeira como esmeril.
- lixar com a lixadeira invertida ou seja o disco voltado para cima.
- Cortar peças utilizando o disco de desbaste.
6-Ao deixar a lixadeira nos intervalos de utilização durante a tarefa, não deixa-la com o disco ainda em movimento, a mesma tem que estar totalmente parada e no intervalo das refeições deixar a mesma desligada, com o cabo enrolado e com o disco voltado para cima.
Estas medidas evitam que ela se movimente sozinha ou que possa ser ligada acidentalmente.
7-Os seguintes EPI’s devem ser utilizados durante a tarefa: Luva de Vaqueta; Protetor facial; Óculos de proteção; Avental / blusão de couro; Protetor auricular.
No artigo de hoje foi passado um DDS sobre o uso de lixadeiras, espero que tenha gostado temos outros DDDs igualmente importantes confira abaixo: