O Que é Check List?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe o que é Check List?

É uma ferramenta muito importante para as empresas que contem riscos de trabalho em sua atuação e por essa razão deve ser feita de forma detalhada e adequada.

Se você está inseguro quanto ao tema e tem alguma dúvida, acompanhe esse post que daremos detalhes do que é Check List e como deve ser feita, entre outros tópicos.

Vamos lá?

O que é check list?

O que é Check List?

O Check List faz parte de uma das áreas da segurança do trabalho que tem como objetivo primordial avaliar se os equipamentos, ferramentas, métodos, ambiente de trabalho e até mesmo as pessoas estão dentro das premissas de segurança estabelecida para aquele tipo de trabalho.

Para Que Serve o Check list

Seu objetivo é assegurar que todas as etapas ou itens da lista foram cumpridas de acordo com as normas de segurança e dos procedimentos adequados da empresa.

Em uma tradução livre ele é denominada de “Lista de Verificação”, e é justamente através dela que se pode descobrir se o estabelecimento tem uma boa qualidade de trabalho para a atuação de funcionários e quão boa é a qualidade de vida dos mesmos.

Como o Check List é elaborado?

Antes de você começar a executar a Check List da sua empresa, é preciso que você saiba quais serão os requisitos que devem ser cumpridos em cada uma dessas atividades.

Mas, como assim?

Bom, existe alguns Check List que você irá precisar incluir a verificação de alguns processos importantes do trabalho desenvolvido, como por exemplo as maquinas que serão utilizadas e as ferramentas.

O que é check list da segurança do trabalho Mas, existe também a opção de incluir apenas a utilização dos EPIs – Equipamentos de proteção individual.

Lembre-se, é de extrema importância que os documentos sejam guardados, pois, caso ocorra algum problema ou até mesmo um acidente, será possível verificar como foi feito o Check List e se todos os requisitos necessários foram avaliados e cumpridos de forma adequada.

Tipos de Check List

Existe alguns tipos de Check List que valem a pena serem mencionados:

– Check List de Afirmação:

De forma simples, o Check List de afirmação tem como objetivo fazer uma afirmação positiva.

– Check List de conformidade:

Já o Check List de conformidade, como o próprio nome diz, é utilizada como um guia para verificar se a situação da empresa segue os padrões propostos para a ocasião ou se não está seguindo.

Qual é o melhor Check List?

Mesmo contendo essas duas opções de Check List, não existe um modelo único e que deve ser seguido como padrão.

Cada empresa deve utilizar o Check List conforme as suas necessidades, aos conhecimentos da empresa e os seus objetivos.

O que é preciso ser avaliado no Check List?

Organize de acordo com o segmento, como uma empresa é composta de várias rotinas de trabalho e segmentos em diferentes etapas, o melhor a se fazer na hora de criar um checklist é organizá-lo de acordo com seções.

Isso irá te ajudar a simplificar o seu trabalho, desta forma facilitará encontrar as informações desejadas se você souber onde e como procurá-las.

Por exemplo: crie tópicos relacionados à equipamentos de proteção individual, outros ligados equipamentos de proteção coletiva, outros voltados a ferramentas, maquinário, equipamentos de combate a incêndio e assim por diante.

– Check List de equipamentos de proteção individual:

Sem nenhuma exceção, todos os equipamentos de proteção individual obrigatórios devem ser verificados antes de o trabalho começar a ser executado.

check list da segurança do trabalho

Os equipamentos obrigatórios que devem ser verificados são:

  • Aventais;
  • Capacetes de segurança;
  • Luvas de proteção;
  • Sapatos de segurança;
  • Óculos de segurança;
  • Máscara de proteção respiratória;

Entre outras opções.

– Check List de ferramentas:

check list da segurança do trabalho ferramentas

É importante que se avalie se as ferramentas estão funcionando corretamente para poder executar de forma segura o trabalho proposto.

– Check List de máquina:

Algumas avaliações importantes devem ser feitas nessas maquinas e aos itens que estão a relacionadas a ela.

Lembre-se de verificar se todos esses itens estão OK.

  • As luzes;
  • Freio;
  • Abastecimento de combustível;
  • Botão de emergência.

– Check List de procedimentos:

Os procedimentos seguidos dentro desse Check List, são todos procedimentos padrões que são necessários para a execução de uma determinada tarefa e são bastante utilizadas para verificar se há alguma falha em algum equipamento antes de ele ser utilizado.

Por que a empresa precisa fazer um Check List?

É somente através dos Check List que a empresa e os funcionários conseguem identificar quais são as normas da empresa e os riscos que devem ser evitados, assim o risco de ocorrência de algum acidente perante a negligencia da empresa se torna bem menor.

check list

A sua funcionalidade é bem simples, como mencionamos acima, ele tem como fundamental objetivo avaliar ferramentas, ambiente, equipamentos entre outros requisitos para conseguir se certificar que as tarefas estão sendo cumpridas.

Dentre essas tarefas está a utilização por parte do empregado de equipamentos de segurança, que são fundamentais na execução da maioria de alguns trabalhos.

Dicas para um check list de sucesso 

Quando você segue o seu checklist com disciplina, a chance de cometer erros cai bastante, segue algumas dicas:

  • Atualizar periodicamente o check list, acrescentando novos itens;
  • Realizar diariamente o check list, para verificação de todos os procedimentos de segurança;
  • Descrever em detalhe todos os itens de segurança;
  • Outro fator essencial é o cronograma, que deve conter todas as atividades que serão feitas no dia.

O que é check list

Conclusão

É imprescindível que a sua empresa ou sua equipe tenha em mente que o Check List é crucial para evitar acidentes de trabalho e dar uma maior segurança a todos os trabalhados.

Assim, escolha o melhor modelo que lhe agrade e o execute da forma mais adequada possível.

Se gostou de aprender sobre o que é check list da segurança do trabalho, baixe os modelos de check list que se encontram logo abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *