Como aplicar a NR-35 em um canteiro de obras

Tempo de leitura: 8 minutos

Hoje iremos destacar como aplicar a NR-35 em um canteiro de obras. Um trabalhador está sujeito a muitos riscos e possíveis acidentes, em um canteiro de obras. Acidentes como batidas, torções, mal súbitos, esmagamentos, cortes e quedas podem ser alguns exemplos de acidentes comuns neste tipo de ambiente.

Portanto, os empregadores devem colocar em prática a NR-35 no canteiro de obras a fim de cobrir a execução de serviços em lugares perigosos da construção civil e atender os requisitos e medidas de segurança e proteção impostas pela NR-35.
Para entender melhor este processo, criamos este artigo. Nas linhas que se seguem, você entenderá melhor como e quando aplicar a NR-35.

Como aplicar a NR-35 em um canteiro de obras

Os canteiros de obras podem ser locais perigosos para se trabalhar. Frequentemente, há muitas atividades acontecendo ao mesmo tempo, com vários ofícios trabalhando lado a lado.

O trabalho pode ser feito abaixo do nível em escavações, acima do nível em andaimes e em elevadores e no solo com empilhadeiras e outros equipamentos pesados.

Todas as atividades em um canteiro de obras podem criar riscos para seus funcionários e para os funcionários terceirizados. Uma forma de proteger seus funcionários é fornecer equipamento de proteção individual (EPI) adequado.

A NR-35 indica que o empregador “deve fornecer a cada um de seus funcionários um emprego e um local de trabalho que esteja livre de riscos reconhecidos que estejam causando ou possam causar morte ou sérios danos físicos a seus funcionários.

Como aplicar a nr 35

Em Geral, Como Aplicar a NR-35 no Canteiro de Obras?

É possível aplicar a NR-35 em um canteiro de obras em alguns passos simples:

1. Primeiro, inspecione o local de trabalho e identifique os riscos presentes, revisando todos os procedimentos de segurança e ordens de serviço.
2. Distribua responsabilidades aos empregados e gerentes sobre a NR-35, Verificando se foi implementado todas as medidas de proteção de acordo com a NR-35, e se foi realizado a Análise de Risco e a Permissão de Trabalho – PT.
3. Conscientize os trabalhadores sobre os riscos presentes, capacitando-os e realizando treinamentos, Diálogos Diário de Segurança – DDS, Proporcionando aos trabalhadores informações atualizadas sobre riscos e respectivas medidas de controle;
4. Forneça EPCs e EPIs para prevenção dos riscos, exigindo o seu uso, bem como treinar os seus colaboradores para utiliza-los de forma adequada.
5. Garanta que todas as medidas de seguranças sejam implementadas em locais onde há risco, mantendo os procedimentos de segurança sempre atualizados periodicamente, investindo em cursos de atualizações, treinamentos cumprindo com as exigências da NR-35.
6. Por fim, estabeleça uma sistemática de autorização somente aos trabalhadores que farão seu trabalho em altura garantindo que qualquer trabalho em altura somente se inicie após tomadas todas as medidas de proteção.

A Responsabilidade do Empregador

O elemento básico de qualquer programa de gerenciamento deve ser uma avaliação detalhada do equipamento necessário para proteger contra os perigos no local de trabalho as quais os funcionários são submetidos ou podem estar potencialmente expostos?

Uma análise de perigo é necessária para fornecer a você o conhecimento desses perigos.

A NR-35 exige que o empregador seja responsável por fornecer cobertura e trabalho seguro em todas as operações onde os funcionários são expostos a condições perigosas.

O empregador deve instruir cada funcionário no reconhecimento e na prevenção de condições inseguras e os regulamentos aplicáveis ao seu ambiente de trabalho para controlar ou eliminar quaisquer perigos ou outra exposição a doenças ou lesões.

Em geral, quanto maior o nível de proteção da NR-35, maiores são os riscos associados.

Para qualquer situação, equipamentos e roupas devem ser selecionados para fornecer um nível adequado de proteção, mas não devem proteger o trabalhador em excesso.

A superproteção, assim como a sub proteção, geralmente pode ser perigosa e deve ser evitada.

NR-35 E COVID-19

Existem também diretrizes para segurança do trabalhador específicas para limitar a disseminação do COVID-19.

Geralmente, os trabalhadores da construção na maioria dos locais não precisam de precauções excessivamente especiais além daquelas já utilizadas para protegê-los dos perigos que encontram durante suas tarefas de trabalho de rotina.

No entanto, várias combinações de controles administrativos e de engenharia, práticas de trabalho seguras podem ser apropriadas para trabalhadores da construção civil, dependendo dos resultados das avaliações de risco e perigo de seus empregadores.

Pessoas infectadas podem espalhar COVID-19 por meio de secreções respiratórias – basicamente, por tosse ou espirro.

A disseminação de pessoa para pessoa é mais provável entre contatos próximos – daí as regras de distanciamento social de quase dois metros.

Você também pode obter COVID-19 tocando em uma superfície ou objeto que potencialmente contenha o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou possivelmente os olhos deles.

Os funcionários com condições médicas crônicas graves, como doenças cardíacas, diabetes, doenças pulmonares e condições de saúde mental, como depressão e ansiedade, estão mais sujeitos a complicações graves ao lidar com o coronavírus.

Manter os funcionários saudáveis e produtivos não é apenas bom no nível moral, mas também financeiro.

Os exames de saúde e as avaliações do estilo de vida geralmente incluem uma combinação de testes, que têm como objetivo dar a um indivíduo uma visão geral de seu estado de saúde e ajudar a detectar precocemente doenças ou fatores de risco.

Os exames de saúde podem ser fornecidos, um provedor médico privado ou como parte da prestação de saúde ocupacional, mas devem sempre ser realizados por profissionais treinados que podem oferecer bons conselhos sobre os próximos passos, conforme necessário.

Os funcionários devem ter certeza de que os resultados dos testes permanecerão confidenciais.

A Responsabilidade do Cliente

O cliente é responsável por coordenar as medidas de saúde e segurança em todo o canteiro de obras quando mais de uma empresa estiver operando no local ao mesmo tempo.

Isso se aplica em relação a vias de acesso compartilhadas, andaimes compartilhados, iluminação de direção e transporte de materiais e áreas de armazenamento, entre outros.

Nos principais canteiros de obras, o cliente deve realizar reuniões de start-up e segurança para todas as empresas e realizar rondas de inspeção de segurança.

Nessas inspeções, o cliente revisará a segurança no canteiro de obras junto com as empresas para identificar quaisquer problemas de segurança.

A Responsabilidade do Trabalhador

Os trabalhadores devem se familiarizar com todos os riscos potenciais de queda em um local de trabalho.

Nunca trabalhe em uma área onde os sistemas de proteção contra quedas ainda não foram instalados.

Os trabalhadores que usam sistemas individuais de travamento de quedas devem inspecioná-los antes de cada uso para garantir que estejam funcionando corretamente e sem danos.

O talabarte ou cabo de segurança deve ser curto o suficiente para evitar que o trabalhador faça contato com um nível inferior em caso de queda. Isso significa levar em consideração o comprimento do talabarte, o comprimento do alongamento dinâmico devido ao alongamento elástico e a altura do trabalhador.

Capacetes devem ser usados ao trabalhar embaixo ou ao redor de um andaime. Os trabalhadores também devem usar botas de trabalho resistentes e antiderrapantes e usar talabartes para ferramentas ao trabalhar em andaimes para evitar escorregões e quedas e para proteger os trabalhadores abaixo.

Os trabalhadores nunca devem trabalhar em andaimes cobertos de gelo, água ou lama.

Os trabalhadores estão proibidos de usar caixas, escadas ou outros objetos para aumentar sua altura de trabalho quando em um andaime.

Nunca devem exceder a carga máxima ao trabalhar em andaimes. Nunca deixe ferramentas, equipamentos ou materiais no andaime no final de um turno. Também não devem subir no andaime em qualquer lugar, exceto nos pontos de acesso projetados para alcançar a plataforma de trabalho.

Ferramentas e materiais devem ser içados para a plataforma de trabalho assim que o trabalhador tiver escalado o andaime.

Trabalhe com inteligência, esteja seguro!

Você também poderá gostar dos seguintes artigos igualmente importantes:

Se Gostou Curta nossa Fanpage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 2 =