Como Fazer o Registro do SESMT

Tempo de leitura: 5 minutos

Quer entender agora mesmo quais são as etapas de como fazer o registro do SESMT de um jeito simples, sem complicações?

Então, vamos lá.

Pegue o seu bloquinho de notas e vamos começar.

O que é o SESMT

Antes de mais nada, caso você não saiba, SESMT é a sigla que se refere aos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho.

Em outras palavras, reúne uma série de profissionais que direcionam sua atenção a garantir que os funcionários de uma empresa ou negócio tenham a integridade física e a promoção a saúde.

Vale dizer que se trata de um setor onde são contratados profissionais qualificados que possam prestar a assistência necessária.

Além disso, esses profissionais atuam elaborando e implantando novos programas ou ações voltadas para prevenir acidentes, doenças e outras questões dentro de um ambiente de trabalho.

Como fazer o registro do SESMT

Uma das grandes facilidades atuais é que é possível fazer o registro do SESMT através da internet.

Mais importante que isso, aqueles que já possuem o registro em papel e mediante protocolo, também devem regulamentar a situação no sistema.

Para facilitar, vamos separar esse tópico em três partes:

Cadastro de usuário

Em um primeiro momento, você deve acessar o site oficial e clicar em “Cadastra-se”.

Como fazer o registro do SESMT

Em seguida, você deve completar os campos, referente ao CPF, data de nascimento e código de segurança, que estará aparecendo na tela e clicar em “Confirmar”.

Registro do SESMT

Inicialmente, esse cadastro é ligado a um usuário e não a empresa.

Depois disso, o seu CPF já estará validado para que você preenche os demais campos, como UF, cidade, cargo, telefones, CEP, logradouro, número, bairro, complemento e e-mail.

Assim, o seu cadastro já estará pronto e você vai receber um e-mail de confirmação, que você deve abrir e clicar no link, para finalizar a validação de conta.

Fazer registro do SESMT

Em um segundo momento, você deve fazer o seu login, também na página oficial para ter acesso aos ícones laterais.

Lembrando que, no primeiro acesso, será necessário definir uma senha de acesso antes de conseguir fazer o acesso.

E, caso apareça uma mensagem que o e-mail está bloqueado, clique na opção “Desbloquear” para que o sistema efetue a ação.

Como fazer o registro do SESMT - Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho

Seguindo, antes de fazer o registro do SESMT, você precisa fazer o cadastro da empresa, para conseguir fazer a declaração do documento.

fazer o registro do SESMT

Assim, você seleciona a empresa que tem interesse em declarar o SESMT, para que este se torne o perfil responsável/administrador.

Como fazer o registro do SESMT - cadastrar empresa

Outra opção é fazer o login, acessar o ícone “SESMT”, do lado esquerdo da tela, e clicar em “Declarar SESMT”, selecionando a empresa cadastrada.

Clicando em “ok” em seguida.

Assim, a próxima tela será dos tipos de SESMT disponíveis, com uma breve descrição de cada um, para que você selecione aquele que deseja.

Como fazer o registro do SESMT - Declaração do SESMT

Depois, será aberta a tela com informações da empresa e seguindo o cadastro com status de “Rascunho”, para que você preencha todas as informações necessárias.

Cadastrar Profissional

Na terceira fase você deve cadastrar o profissional, para realizar essa tarefa é necessário você clicar na opção cadastrar profissional, aparecerá uma tela para preencher as informações do profissional como CPF, registro funcional, PIS, data de admissão, etc.

Como realizar o registro do SESMT

Concluindo o preenchimento dos campos, clique em confirmar.

Caso esteja tudo ok e o sistema não tenha identificado nenhuma restrição aparecerá a mensagem, “profissional inserido com sucesso! Deseja inserir outro profissional?”

clique na opção Não caso você tenha terminado, em seguida o sistema atualizará a página e exibirá os dados do profissional cadastrado.

Caso desejar cadastrar outro profissional, clique na opção SIM, e o sistema retornará a tela, de cadastro do profissional para que seja realizado o cadastro de um novo profissional.

Registro do SESMTPara finalizar, vale dizer que o próprio sistema vai lhe informando caso algo saia errado, como um CNPJ inválido, por isso, sempre leia todas as mensagens que aparecerem na tela.

No mais, você pode conferir um documento completo emitido para facilitar todo esse processo.

Importante: depois do preenchimento e correção, é preciso lembrar que o registro só acontece quando o status sai de “Rascunho” para “Declarado”.

O registro do SESMT é obrigatório?

De acordo com a NR 4, empresas públicas, privadas, órgãos públicos da administração direta e outros que tenham funcionários regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, precisam ter o registro do SESMT.

No mais, é preciso entender melhor o chamado dimensionamento do SESMT, que se refere a obrigatoriedade de acordo com o risco de uma atividade e baseado no número total de empregados.

Assim, existe o quadro II de dimensionamento que se refere a quantidade de empregados diretos do SESMT que uma empresa deve ter, que você pode conferir logo abaixo:

No quadro, pode-se observar que existem quatro graus de risco e oito possibilidades de números de empregados.

Quadro II do Dimensionamento do SESMT

Tomando por base uma empresa que tenha em torno de 300 funcionários, a partir do grau 3 de risco de faz necessário ter dois profissionais das áreas da saúde em questão.

Já em relação a mais informações sobre obrigatoriedades e métodos, vale a pena conferir a norma regulamentadora disposta no menu desse site.

Ainda ficou na dúvida?

Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar e aproveite para deixar as suas dicas do que gostaria de ver aqui na página.

Grande abraço e até o próximo post!

Você também poderá gostar dos seguintes artigos igualmente importantes:

Se Gostou Curta nossa Fanpage

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 12 =