Tempo de leitura: 3 minutos
O DDS de hoje será – DDS – Porque Inspecionar ferramentas e equipamentos?
DDS – Porque Inspecionar ferramentas e equipamentos
Conferir minuciosamente todos as ferramentas e equipamentos, é a maneira mais correta de se evitar problemas, detectando falhas você evitará possíveis acidentes de trabalho. É justamente sobre isso o DDS de hoje com o tema: porque inspecionar ferramentas e equipamentos?
Os pequenos e os grandes acidentes normalmente acontecem da mesma forma. Os episódios que culminam em acidentes são os mesmos, no entanto resultam de forma diferente.
vamos exemplificar… Consideremos que um martelo esteja com o cabo frouxo. Um certo dia quando um colaborador utiliza-lo batendo em um objeto sobre uma bancada.
A cabeça do martelo salta longe, batendo em uma parede de concreto e caindo ao chão, não ferindo ninguém e nem causando danos à propriedade.
Porém em uma outra ocasião a cabeça do martelo sai do cabo e vai de encontro a uma pessoa que estava perto, ferindo-a seriamente.
Inicialmente em ambos os casos as circunstâncias foram as mesmas, mas os resultados foram diferentes. O risco que existe nessa historia é que nunca sabemos quando a cabeça frouxa vai sair do cabo e ferir alguém. Assim a verificação de ferramentas e equipamentos se torna inequívoco.
Uma inspeção corriqueira significa que você verificou uma ferramenta ou um equipamento antes de usá-lo. A inspeção de ferramentas é um item que precisa ser programado para cada tarefa.
É tão indispensável para o trabalho a ser feito quanto a sua capacidade e qualificação para executá-lo. Verificar se as ferramentas e equipamentos estão adequados sem apresentar nenhuma falha é o primeiro passo não apenas para uma operação segura, mas também para uma operação eficiente.
Quantas vezes você ouviu alguém dizer que um melhor trabalho poderia ter sido feito se as ferramentas e equipamentos estivessem em melhores condições?
Quando falamos sobre uma pessoa que foi ferida por causa de uma falha, o quadro muda rapidamente.
A prioridade em nossa operação sempre deverá ser evitar que alguém seja ferido.
A perda da capacidade para o trabalho ou até mesmo de uma vida é exatamente isto: uma perda! Não há peça de reposição que devolva a condição normal.
A manutenção de ferramentas e do equipamento pode até não ser sua responsabilidade pessoal, mas a responsabilidade por inspecioná-la e cobrar de quem é responsável, é sua.
A inspeção é apenas o primeiro passo para evitar os acidentes e ferimentos causados por um equipamento e ferramentas defeituosos.
A verificação deve tornar-se um hábito, deve ser rotineira como vestir uma camisa para o trabalho logo que acorda.
É um hábito! …..é um hábito seguro.
Não deixe de ler os outros artigos abaixo com temas de DDS: