Tempo de leitura: 5 minutos
O que é SESMT?
SESMT, é uma sigla que significa serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho.
Onde há uma equipe de profissionais de saúde para proteger a integridade dos trabalhadores.
Esses profissionais são um benefício para as empresas e para os trabalhadores, pois os ajudam a trabalhar de maneira segura e correta de acordo com as leis de consolidação do trabalho.
Além da empresa ter mais produtividade e menos gastos.
Cada empresa tem o tipo de profissional correto levando em consideração o tipo de trabalho que se é feito.
De acordo com a Norma Regulamentadora de nº4 há empresas que poderão ter todos os profissionais como o técnico, o médico, o engenheiro e o enfermeiro, como há empresas que irão precisar apenas de um desses profissionais que normalmente é o Técnico em segurança do trabalho.
Quais as empresas devem possuir o sesmt?
Todas as empresas públicas e privadas que possuem funcionários CLT devem possuir funcionários do sesmt, quanto ao número de profissionais, dependerá do grau de risco das atividades da empresa.
Quais são os profissionais que compõem o sesmt e quais suas atribuições?
• Médico do trabalho: Realiza consultas e atendimentos médicos, cuidam da prevenção de doenças dos funcionários, e coordenam projetos em relação a saúde do trabalhador.
• Engenheiro de segurança do trabalho: Atuam na saúde e na segurança do trabalho em grandes e médias empresas, visando reduzir perdas de funcionários, maquinários ou multas.
• Enfermeiro do trabalho: Líder da equipe de enfermagem no trabalho, atendem e dão toda a assistência necessária aos pacientes, e atuam juntamente com o médico na prevenção de doenças e recomendações.
• Técnico de segurança do trabalho: Implementam a política de segurança do trabalho, fazem auditoria, avaliações na área, e desenvolvem ações educativas.
• Auxiliar de enfermagem de trabalho:Atuam em hospitais, clínicas, domiciliar e assistência médica. Atuam em todas as áreas de saúde ocupacional.
Por que o Sesmt e a cipa devem andar juntos?
A CIPA é uma comissão interna, formada por trabalhadores que tem como principal objetivo analisar e verificar formas eficazes para prevenir acidentes, e mapear os riscos da empresa, assim como o SESMT.
A diferença é que qualquer trabalhador da empresa pode participar da CIPA, diferentemente do SESMT.
O SESMT tem objetivos iguais a CIPA, porém não são todas as pessoas que podem participar, pois para isso é necessário ter algum tipo de graduação ou formação técnica dependendo do cargo.
A junção desses dois tipos de comissões, fazem com que a empresa tenha resultados muito eficazes, por ter profissionais trabalhando para o bem e segurança de todos, e pela produtividade da empresa.
Vídeo o que é sesmt
O que é o registro do SESMT?
O registro do SESMT é feito junto ao ministério do trabalho dos trabalhadores que compõem a empresa e dos funcionários que compõem principalmente a equipe do SESMT.
Esse registro é de obrigatoriedade da empresa, porém é muito simples, é necessário preencher o formulário fornecido com as cópias comprovando o vínculo com a empresa.
Para funcionários do SESMT é necessário além desses requisitos básicos anexar o diploma de formação, comprovando a habilidade de exercer tal profissão.
Além do SESMT que é mais comuns em grandes e médias empresas, existem alguns outros tipos de serviços regulamentados por lei, e que tem a mesma importância, sendo eles o SESTR, GSSTB, e o SESSTP.
O que é o SESTR?
O SESTR significa serviço especializado em saúde e segurança no trabalho rural é a norma regulamentadora do Ministério de trabalho, que estabelece regras para a segurança no ambiente de trabalho rural, e aplica-se a agricultura, pecuária e exploração florestal.
Dentre algumas obrigações estão, o ambiente de trabalho deve estar equipado com materiais necessários para primeiros socorros.
Em caso de acidentes o transporte da vítima deve ser de responsabilidade do empregador até o local que tenha estrutura de saúde mais próximo.
Além dessas obrigatoriedades citadas existem algumas outras e todas tem como objetivo a proteção da saúde e segurança no ambiente de trabalho rural.
O que é o GSSTB?
O GSSTB significa grupo de segurança e saúde no trabalho a bordo de embarcações, sendo a norma regulamentadora 30,
Ou seja essa norma tem por objetivo a proteção da saúde e a segurança de quem trabalha em embarcações comerciais, utilizadas no transporte de mercadorias, passageiros ou serviços.
Essa norma ensina o modo de como os trabalhadores devem agir para manter a saúde e segurança quando estiverem a bordo, mantendo o bem estar no ambiente de trabalho, se esforçar para que a tripulação siga corretamente os procedimentos de segurança a bordo.
O que é SESSTP?
O SESSTP que significa serviço especializado em segurança e saúde do trabalhador portuário, também é conhecida como norma regulamentadora 29, essa norma visa a saúde e segurança do trabalho portuário.
O objetivo de proteger funcionários contra qualquer risco de acidente que possa acontecer nos portos, em embarque ou desembarque de mercadorias, cargas suspensas, e cuidados com a sinalização.
Todas estas normas têm por finalidade preservar a saúde e a segurança do trabalhador nos mais variados ambientes de trabalho, garantindo tanto para o trabalhador quanto para a empresa muito mais eficiência.
Você também poderá gostar dos artigos abaixo:
Quem tem direito a aposentadoria especial
Como é feito o dimensionamento do sesmt
Como fazer um PPRA passo a passo
Se você realmente gostou deste artigo, Compartilhe com os seus amigos e ajude a melhorar cada vez mais esse canal! 😀 😉 😛 🙂 😆