Qual a diferença entre Brigada de Incêndio e Bombeiro Civil

Tempo de leitura: 5 minutos

Você fica confuso e não sabe ao certo a diferença entre a Brigada de Incêndio e o Bombeiro Civil? Fica tranquilo, você não é o único.

Para acabar com essa dúvida, vou explicar neste artigo a forma de atuação e o que diferencia um do outro.

Diferença entre Brigada de Incêndio e Bombeiro Civil

Brigadista de Incêndio é uma profissão?

Muitas pessoas ainda não sabem, mas a equipe da brigada de incêndio de uma empresa é formada pelos próprios funcionários, que se voluntariam para intervir e tomar as providências necessárias em casos de incêndio no local de trabalho.

A equipe é treinada e capacitada pelo Corpo de Bombeiros Militar para identificar riscos de incêndio, atuar na prevenção desses riscos, combater e controlar o fogo nas dependências da empresa.

Os brigadistas passam também pelos exercícios de simulação e treinamento de primeiros socorros, para organizar a evacuação do local de forma segura e prestar os primeiros atendimentos, no caso de um princípio de incêndio na empresa.

Existe uma lista de requisitos obrigatórios para se candidatar a uma função na brigada de incêndio, como por exemplo:

  • Saber ler e escrever, ou seja, ser alfabetizado;

  • Cumpra o horário de trabalho exclusivamente dentro da empresa;

  • Conhecer as instalações da empresa, para saber o que deve ser monitorado;

  • Ter bom condicionamento físico e psicológico, além de uma boa saúde.

Preciso ter uma Brigada na minha empresa?

A legislação é estadual, portanto é necessário que a empresa busque orientações com o Corpo de Bombeiros local, para saber da obrigatoriedade. As empresas menores não têm a obrigação de ter uma equipe brigadista, mas tem o dever de ser preocupar com a segurança dos funcionários.

E foi para garantir esse direito à segurança que a NR-23 (Norma Regulamentadora) e a NBR 14.276 (Norma Brasileira Regulamentadora) foram criadas.

As normas especificam que toda empresa deve ter proteção contra incêndios, rota de fuga, saídas de emergência seguras, formação e controle de uma brigada de incêndio, procedimentos de emergência, equipamentos, e tudo que é necessário para a segurança da empresa e dos colaboradores.

Bombeiro Civil… não é Brigadista?

Enquanto os Brigadistas são voluntários nas empresas em que trabalham, os Bombeiros Civis são profissionais treinados e formados para dedicação exclusiva à profissão.

Enquanto a brigada tem em média de 8 a 16 horas de aula, o Bombeiro Civil deve ter pelo menos 210 horas aula para concluir a formação e ter autorização para exercer a função.

Em 2009, a Lei 11.901 reconheceu oficialmente a profissão de Bombeiro Civil. Desde então, os voluntários das Brigadas de Incêndio puderam optar por fazer a formação e atuar exclusivamente como Bombeiro Civil.

Não é só apagar incêndio!

Além de combater incêndios, o Bombeiro Civil é treinado para proteger pessoas, patrimônios de risco que precisam passar por uma inspeção, participam de ações de salvamento aquático, terrestre, em locais de difícil acesso e em lugares de maior altitude.

Atua tanto em empresas privadas quanto em empresas públicas. É comum encontrar um Bombeiro Civil em locais que costumam ter um grande fluxo de pessoas, como por exemplo:

  • Casas noturnas

  • Show

  • Eventos

  • Shopping Center

  • Exposições

  • Estádios de futebol

  • Hipermercados

  • Cinemas

Qual é a relação entre a ISO, a Brigada de Incêndio e o Bombeiro Civil?

Apesar do avanço na área da Segurança do Trabalho, ainda ocorrem milhares de acidentes em todo o mundo. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima que anualmente quase 3 milhões de pessoas morrem em decorrência de acidentes e doenças associados ao local de trabalho.

O Ministério Público do Trabalho revelou que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes trabalhistas. Diante desses dados alarmantes, foi desenvolvida a ISO 45001, voltada para a Segurança e Saúde Ocupacional.

Essa nova norma tem como objetivo reduzir o número acidentes, melhorar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores, além de ajudar as empresas a fazer a gestão de riscos.

A certificação ISO 45001 deve fazer parte da formação do Bombeiro Civil e da Brigada de Incêndio, facilitando o trabalho na gestão de planejamento e controle de riscos, para desenvolver uma melhoria significativa no ambiente de trabalho como um todo.

Agora que você já sabe diferenciar as funções desempenhadas por cada um deles, quero fazer uma observação:

É normal as pessoas terem dúvidas sobre o que é e o que faz a Brigada de Incêndio. Ela atua no controle inicial de danos dentro da empresa, mas não exclui a necessidade do apoio dos Bombeiros, seja civil ou militar.

Gostou de conhecer e entender melhor as diferenças entre Brigada e Bombeiro? Então não deixe de acompanhar as próximas publicações do blog e Não deixe de ler os artigos abaixo que são igualmente importantes:

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *