Tempo de leitura: 5 minutos
Segurança do Trabalho
Nos dias de hoje, todos já ouvimos falar sobre segurança, pois é um tema muito comum, desse termo surge também um outro termo chamado segurança do trabalho. É uma das profissões de extrema importância e necessidade nas empresas.
A Segurança do trabalho é um conjunto de medidas objetivando a redução dos acidentes de trabalho e as doenças provenientes do ambiente de trabalho, dessa forma protegendo a saúde e a integridade física do trabalhador diminuindo assim o impacto sobre o trabalhador de um ambiente de trabalho que exista muitos riscos.
O Brasil atualmente ocupa o 4° lugar no ranking de acidente de trabalho, somando aproximadamente cerca de 700 mil acidentes por ano. O país fica atrás apenas da China, índia e da indonésia.
O que é acidente de trabalho?
Acidente de trabalho é qualquer exercício feito a serviço da empresa que cause lesão corporal, perturbação ou morte, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho.
Pode ser caracterizado como:
• Viagens realizadas a serviço da empresa;
• Doenças causadas pelo tipo de trabalho;
• Doenças causadas pelas condições de trabalho;
• Acidente no trajeto entre a empresa e a sua casa;
Muitas pessoas deveriam utilizar equipamentos de segurança por trabalharem em lugares perigosos e não o fazem.
A falta de fiscalização e as normas detalhistas e rigorosas fazem com que o número de acidentes seja tão alto.
Muitos negligenciam esse assunto, pois não acreditam que seja realmente necessário.
Um outro motivo muito comum é o funcionário exausto ter que fazer hora extra, potencializando ainda mais esses riscos, fazendo com que qualquer descuido seja fatal.
O técnico de segurança do trabalho atua na educação dos funcionários quanto a utilização dos equipamentos de segurança, e ensinar o que é a segurança do trabalho, as leis, normas, os pontos positivos e as consequências, zelando por todos os funcionários da empresa, de acordo com as normas de segurança, procurando evitar e minimizar o risco de acidentes dentro do ambiente de trabalho.
Atualmente as empresas que oferecem um risco maior, são obrigadas por lei a ter um funcionário que atue nesta área.
Tanto os empregadores como os funcionários devem ter a consciência de contribuir para um ambiente seguro as empresas por exemplo fornecendo os equipamentos necessários, e o funcionário utilizando de modo correto.
SESMT
É uma sigla que significa serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, onde há uma equipe de profissionais de saúde para proteger a integridade dos trabalhadores.
Cada empresa tem o tipo de profissional correto levando em consideração o tipo de trabalho que se é feito.
Há empresas que irão precisar de todos os profissionais da área, e empresa que irão precisar dos profissionais de acordo com o tipo de risco de sua empresa e quantidade de funcionários.
Médico do trabalho: O médico do trabalho realiza consultas, tratam e colocam em prática ações de prevenção de doenças;
Engenheiro de segurança: Atua na gestão da segurança e saúde, visando a redução dos acidentes de trabalho;
Enfermeiro do trabalho: Lidera as equipes de enfermagem e dá assistência a funcionários dentro dos setores de trabalho.
Técnico de segurança do trabalho: Implementa a política da saúde e segurança do trabalho, realiza auditorias, acompanhamentos e treinamentos.
Todos esses profissionais devem ser capacitados de acordo com a área que desejam atuar, pois devem ter graduação comprovada para exercer a profissão, com exceção no técnico e no auxiliar de enfermagem, que devem possuir apenas o curso profissionalizante.
Saiba como é feito o dimensionamento do SESMT clicando aqui.
Esses profissionais costumam atuar juntamente com a CIPA, que significa comissão interna prevenção de acidentes, que é feita por funcionários internos de uma empresa onde se juntam e decidem atuar na elaboração de projetos e melhorias para a prevenção dos acidentes de trabalho.
Vídeo
Equipamentos de segurança
Os equipamentos de segurança são essenciais em todas as empresas que ofereçam algum tipo de risco à saúde e integridade dos trabalhadores. Mas não apenas entregar os equipamentos, mas também orientá-los a utilizar de modo correto para que não haja nenhum tipo de falha.
Esses equipamentos de segurança são divididos em dois grupos, o EPI ( equipamento de proteção Individual) e o EPC ( Equipamento de proteção coletiva).
EPI : O equipamento é de uso individual de cada trabalhador, para que seja evitado danos à sua saúde ou integridade física.
Dentre os EPIs estão:
- Capacete, capuz, óculos, máscaras, abafadores, respirador, coletes, luvas, braçadeiras e calças.
EPC: O equipamento de proteção coletiva são itens fixos e móveis localizados para a proteção de todos os trabalhadores da empresa.
E dentre os EPCs estão:
- Cones, fitas e placas de sinalização, alarmes, grades, dispositivos de barreiras, exaustores e corrimão.
Porque uma empresa deve ter profissionais de segurança do trabalho?
Porque primeiramente é exigido por lei que empresas que ofereçam risco à saúde e integridade do trabalhador exija o uso dos equipamentos de segurança adequados e cumpra a legislação concernente a toda área de segurança do trabalho prevenindo acidentes e doenças.
Além de ser uma forma da empresa se organizar e oferecer um ambiente mais seguro e confortável ao trabalhador.
Esse tipo de prevenção faz com que a empresa protegendo seus funcionários, evitam ter que pagar qualquer tipo de dano por negligência, além de ser muito mais produtivo e lucrativo para uma empresa ter um funcionário saudável.
E investindo nesses profissionais e estando de acordo com a lei, você terá muito mais saúde, segurança e produtividade em sua empresa.
Se você realmente gostou do que foi conferido nesse artigo, o que é segurança do trabalho aproveite para ler os artigos abaixo só clicar no link:
Como elaborar um relatório diário de segurança
Se você realmente gostou deste artigo, Compartilhe com os seus amigos! 😆 😆 😛