Tipos De Ginástica Laboral

Tempo de leitura: 5 minutos

Alguns tipos de ginástica laboral

Hoje iremos mostrar alguns tipos de ginástica laboral, Você já ouviu falar de ginástica laboral? Sim ou não? Não? Bom, tudo bem, no post de hoje iremos falar tudo sobre a ginástica laboral e os seus tipos dentro da segurança do trabalho e principalmente, qual afinal, é a sua importância e porque as empresas deveriam implantá-las.

Ginástica Laboral

O que é ginástica laboral?

A ginástica laboral faz parte de um aquecimento e exercícios que ajudam a melhorar a disposição física e a oxigenação do cérebro. Ela também tem como objetivo prevenir lesões e evitar doenças que se relacionam com o ambiente de trabalho.

De fato, a ginástica laboral consegue melhorar a postura do trabalhador, reduzir o sedentários, cansaço e fadiga, alivia as tensões, previne o estresse e principalmente, aumenta a produtividade.

Todos esses benefícios não se dão apenas com um tipo de ginástica laboral, mas com uma junção de várias.

Tipos de Ginástica Laboral 

Para que você fique por dentro, trouxemos todos os tipos e características de cada uma.

Veja cada uma delas logo abaixo:

Tipos de Ginástica Laboral

Ginástica laboral compensatória

A ginástica laboral compensatória tende a ocorrer durante o expediente de trabalho para prevenir que o funcionário sinta dores pelo esforço feito durante a execução de uma determinada função, normalmente ocorre no intervalo de um dos períodos do expediente.

Os exercícios consistem em alongamentos, ginástica para aliviar tensões musculares e o melhoramento de postura e respiração.

É importante salientar aqui que o funcionário não irá precisar se ausentar do seu expediente de trabalho nem para a execução da prática nem após ela, é justamente para isso que pratica da ginástica laboral compensatória é implantada.

  • Melhorar a circulação;
  • Prevenir as dores musculares que pode ocorrer;
  • Retomar a concentração após um longo período de trabalho;

Ginástica laboral corretiva

Já a ginástica laboral corretiva, é considerada a mais qualitativa, pois ela trabalha com partes do corpo especifica e ajuda a fortalecer os músculos que acabam sendo pouco utilizados na gestão de trabalho e alonga aqueles que também estão sobrecarregados.

Os exercícios ocorrem durante cerca de 10 a 15 minutos e é importante que seja realizado pelo menos três vezes por semana, desta forma os impactos negativos podem ser amenizados com a sua prática.

Ginástica laboral preparatória

O nome em si já traz o significado dessa ginástica laboral, ela tem como objetivo preparar o trabalhador para a jornada de trabalho, por essa razão ela tende a ser feita antes de dar início as atividades que devem ocorrer na empresa.

O princípio dessa atividade é ativar fisiologicamente todo o corpo do funcionário, assim, ele estará ainda mais concentrado e disposto a desenvolver o seu trabalho dentro do ambiente.

A ginástica laboral preparatória deve ter um tempo médio de 12 minutos, para que seja trabalhado exatamente tudo o que se precisa nessa sessão.

Existe alguns benefícios importantes dessa atividade que vale a pena ser mencionado:

O que é Ginástica Laboral?

  • Prevenção de doenças;
  • Aumenta a criatividade;
  • Maior concentração;

Ginástica laboral de relaxamento

A ginástica laboral de relaxamento deve ocorrer quando estiver faltando cerca de 10 a 12 minutos, pois ela tem como objetivo reduzir o cortisol, ou seja, o estresse causado pela rotina de trabalho. Ela tem como meta principal diminuir o peso da rotina de trabalho, para se reduzir o estresse e aliviar as tensões.

Os exercícios que devem ser submetidos aqui é respiração, meditação e a massagem. O objetivo principal é amenizar os desentendimentos no ambiente de trabalho e familiar, diminuindo o estresse e melhorando a relação social de forma a ficar mais tranquila.

  • Sensação de bem-estar;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Reduz o estresse;

Por que é importante a prática da ginástica laboral?

Quando implantadas dentro do ambiente de trabalho, as empresas mostram inteiramente interessadas no estilo de vida dos seus funcionários, pensando sempre nos benefícios que esse tipo de exercício pode trazer para toda a sua equipe.

Sem esquecer de mencionar que a prática traz benefícios para a própria empresa, minimizando os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o que pode reduzir ainda mais nos custos que costumam vir nessas circunstancias. O aumento de produtividade que deriva dos exercícios, também são vantajosos para a empresa.

Tipos de Ginástica Laboral

Não se pode negar que nos últimos anos, essas atividades vêm ganhando ainda mais notoriedade entre as empresas, que passaram a avaliar esse método benéfico para o crescimento e o desenvolvimento da corporação.

Conclusão

Podemos concluir então que a prática das ginásticas laborais é inteiramente benéfica dentro do meio de trabalho, onde os funcionários, tendem a fazer o mesmo trabalho durante muito tempo ou quando deixam de caminhar e ficam muito tempo sentados.

Assim, além de auxiliar em uma vida mais saudável previne acidentes.

Agora que você conheceu os tipos de ginastica laboral, talvez o artigo abaixo possa lhe interessar.

Você também poderá gostar dos seguintes artigos: 

Se Gostou Curta nossa Fanpage
Se Gostou Curta nossa Fanpage

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *