Tempo de leitura: 5 minutos
Uma pergunta recorrente que vejo em treinamentos de combate a incêndio é: Quais São os 3 Elementos do Triangulo do Fogo? Antes de mais nada devemos entender mais sobre o fogo.
O fogo é uma reação química exotérmica, ou seja, que liberta calor entre uma substância combustível e um comburente.
Quando o fogo utilizado foge do controle humano, ou surge decorrente da utilização de outra energia ou processo onde ele não era esperado, teremos então o incêndio.
Quais São os 3 Elementos do Triângulo do Fogo?
Quais são os três elementos do triangulo do fogo? Para que exista fogo, três “elementos” são indispensáveis, o triangulo do fogo é uma forma didática, criada para melhor ilustrar esta reação química, onde cada ponta do triângulo representa um desses elementos participantes: Combustível, Oxigênio e Calor (Temperatura de Ignição). Vamos falar de cada um deles.
Combustão
Combustão é uma reação química, que ocorre quando uma substância Combustível é combinada com o Oxigênio, ativada pelo calor (elevação de temperatura), emitindo energia luminosa (Fogo) e mais calor, ou seja , é uma queima.
Os produtos finais resultantes desta combustão dependerão do tipo do combustível, estes produtos são normalmente:
Gás carbônico (CO2), monóxido de carbono (CO), fuligem, cinzas e vapor d’água, porém dependendo da substancia combustível poderemos ter vários outros produtos, inclusive tóxicos ou irritantes.
Então podemos dizer que fogo é a parte visível da combustão. Logo usaremos os termos: fogo, chamas, queima e incêndio como sendo combustão.
Devemos ainda observar que esta reação química só ocorrerá quando seus elementos encontrarem-se em proporções definidas e em condições favoráveis, ou seja, com quantidade satisfatória de oxigênio e temperatura adequada para cada tipo de combustível.
Os 3 Elementos do Triangulo do Fogo:
Combustível
É toda substância capaz de queimar, servindo de campo de propagação do fogo. As substancias foram divididas em combustíveis e incombustíveis, sendo arbitrada a temperatura de 1000ºC, apesar de teoricamente, todas as substancias entrarem em combustão (queimar).
Os combustíveis podem se apresentar na natureza sob três estados físicos:
Sólido
- Queimam em superfície e profundidade
- Deixam resíduos após a queima
- Exemplos: madeira, tecido, borracha, e papel
Líquido
- Queimam somente na superfície
- Quando derramados, queimam por toda a superfície espalhada
- Normalmente não deixam resíduos após a queima
- Exemplos: tinta, gasolina, éter e óleo de soja
Gasoso
- Espalha-se por todo o ambiente disponível
- Queimam de forma instantânea, podendo provocar explosão
- Não deixam resíduos após a queima
- Exemplos: GLP, acetileno e hidrogênio
Oxigênio
É o elemento que reage com o combustível, participando da reação química da combustão.
Um fato de vital importância, é que o ser humano só consegue sobreviver numa atmosfera com menos 16% de O2 por um tempo muito curto, em torno de 4 minutos.
Porém muitas vezes em incêndios confinados a concentração de O2 é menor que 16% trazendo risco a sobrevivência das vitimas no local do sinistro.
Alguns sintomas da ausência de O2 necessário a sobrevivência humana em locais de incêndio são: sono, tonteira e náusea.
Calor
Calor é uma forma de energia, denominada e energia térmica ou calórica.
Essa energia é transferida sempre de um corpo de maior temperatura para o de menor temperatura, até existir o equilíbrio térmico. Unidades de medida: Caloria (cal), BTU, Joule (J).
Temperatura: é uma grandeza primitiva, não podendo, por isso ser definida. Podemos considerar a temperatura de um corpo como sendo a medida do grau de agitação de suas moléculas. Escalas: Celsius (ºC), Kelin (ºk) e Fahrenheit (ºF).
Ao receber calor o combustível se aquece até chegar a uma temperatura que começa a desprender gases (os combustíveis inflamáveis normalmente já desprenderam gases a temperatura ambiente). Esses gases se misturam com o oxigênio do ar e em contato com uma chama ou até mesmo uma centelha, dá inicio a queima.
Face a esse fenômeno, é de extrema importância o controle da temperatura em ambientes com combustíveis, pois cada combustível emana gases numa temperatura especifica, podendo desta forma, em contato com uma simples centelha dar inicio a um principio de incêndio.
Processos de Extinção de Incêndio
Conhecido como Triangulo do Fogo, este só existirá quando estiverem presentes os “três elementos” nas proporções definidas. Portanto, para extinguir o fogo basta desfazer o Triangulo, insto é, retirar uma de suas pontas.
Resfriamento
Processo de Extinção de incêndio baseado na retirada parcial do calor ( diminuição da temperatura).
Abafamento
Processo de Extinção de Incêndio baseado na redução ou retirada do Oxigênio.
Isolamento
Processo de Extinção de incêndio baseado na retirada do combustível.
Extinção Química
Processo de extinção de incêndio baseado na quebra da reação em cadeia no fenômeno da combustão. Este processo pode ser verificado num estudo mais avançado, por enquanto basta sabermos que os Pós Químicos e Halons agem também por este processo.
Você também poderá gostar dos seguintes artigos igualmente importantes:
- Qual a diferença entre Brigada de Incêndio e Bombeiro Civil
- Como fazer o dimensionamento da brigada de incêndio no Estado do Rio de Janeiro
- O que são agentes extintores?
- Qual a Diferença Entre Fogo e Incêndio
- Tipos de extintores de incêndio e suas aplicações
ggg