Tempo de leitura: 4 minutos
Como fazer o cadastro no E-social
Ainda está em dúvida se chegou a hora de formalizar a empresa? Não faz ideia de como fazer o cadastro dos funcionários e está quase desistindo só de pensar?
Muita calma nessa hora, e saiba que você não está sozinho. A burocracia é um dos principais motivos que fazem os empreendedores desistirem de abrir o seu negócio.
Nesse artigo vou ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre como é feito o cadastramento da empresa e do funcionários no E-social, facilitando todo o processo.
Quais são facilidades do E-social para o empregador?
Até 2014 os empresários sofreram uma grande dor de cabeça com a burocracia para cadastrar a empresa e os trabalhadores. Um problema recorrente na forma antiga de cadastramento, era a inconsistência das informações.
Foi por causa dessa complicação que o Governo Federal criou o E-social, para reunir em um único lugar as informações da empresa e dos seus funcionários.
Além de facilitar o trabalho das empresas, esse sistema tem por objetivo unificar e simplificar o processo, reduzir a burocracia, minimizar os custos, além de otimizar o tempo de cadastro.
O sistema do E-social é gerenciado pelos seguintes órgãos:
Caixa Econômica Federal
INSS
Ministério do Trabalho
Receita Federal
Secretaria da Previdência
Como realizar o cadastro?
O E-social é obrigatório para todas as empresas e empregadores que tenham pelo menos 1 funcionário.
A empresa ou empregador fornece as informações necessárias ao E-social, através do portal online do sistema, que possui uma interface simples e prática para que o empregador atualize periodicamente as informações da empresa.
Concluído o cadastro da empresa, é preciso iniciar o cadastro de cada funcionário. Essa é uma obrigação do empregador, e os dados dos trabalhadores devem ser enviados e atualizados com frequência.
Para evitar o conflito de informações e consequentemente problemas com o E-social, é necessário estar atento a cada detalhe na hora de preencher esses dados.
Um ambiente de testes foi criado, justamente para que a empresa se familiarize com o sistema e para que a ocorrência de erros na transmissão dos dados, diminua. Ressaltando que esse ambiente de testes é restrito, ou seja, limita a utilização para apenas 1.000 colaboradores por empresa.
Que tipo de dados o E-social exige para o cadastramento?
A empresa deve fazer o registro dos dados pessoais e de eventos referente às relações de trabalho de cada funcionário. Para que você entenda melhor, vou exemplificar:
Dados: nome, data de nascimento, o número do CPF e o NIS do funcionário;
Eventos: cargo, função, lotação, jornada de trabalho, férias, folha de pagamento, alteração salarial, admissão e demissão, dentre outros.
O sistema faz a integração de todas as informações, agilizando o processo e gerando transparência e credibilidade.
Qual a relação do E-social com a Segurança do trabalho?
A saúde e a segurança do trabalhador passaram a ser rigorosamente controlados pelo E-social. Os acidentes e doenças que possam ter relação com o ambiente de trabalho são fiscalizados, e a empresa é analisada quanto ao cumprimento da legislação de Segurança e Saúde Ocupacional.
Os eventos de SST – Segurança e Saúde no Trabalho listados pelo E-social são os seguintes:
S-1060 – Tabela de Ambiente de Trabalho;
S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco;
S-2245 – Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações.
O empregador pode ser multado pelo E-social?
Sim, as empresas cadastradas que descumprirem as exigências do E-social, são passíveis de multa.
Eu sou MEI, e agora?
Se você é MEI e não tem funcionário, então fica isento do cadastro. Mas se você como MEI tem um colaborador ativo, precisa fazer o cadastro através do “eSocial Web Simplificado MEI”.
Nessa ferramenta você vai lançar as informações do funcionário, gerenciar a folha de pagamento, gerar a guia de recolhimento e atualizar as informações periodicamente, como qualquer outra empresa.
Com as informações apresentadas neste guia, você já tem condições de iniciar o processo de abertura da sua empresa. Todo o processo é online, e essa praticidade economiza tempo.
Gostou de saber mais sobre como funciona o E-social? Então compartilha essas dicas com os seus amigos empreendedores, e não deixa de acompanhar as próximas publicações: